Deputado acredita que obras na ponte velha começarão em breve

BELO HORIZONTE – Em entrevista ao programa Visão Parlamentar da TV Assembleia no último dia 4 de abril, o deputado Celinho do Sinttrocel (PCdoB) abordou, entre outros assuntos, a questão da recuperação da Ponte Velha, que liga as cidades de Timóteo e Coronel Fabriciano.

O Deputado falou sobre a importância da Ponte na integração do Vale do Aço e que a recuperação que será iniciada é fruto da mobilização popular: “a ponte é o instrumento de ligação entre vários municípios. Por isto, desde que ela foi interditada mantemos uma luta permanente pela sua recuperação”.

Celinho lembrou que no dia 12 de março passado foi assinado o contrato e que, “depois disso, a Vereda Engenharia providenciou toda a documentação final e no vinte de março foi dada a Ordem de Serviço.”

O DNIT apresentou um Anteprojeto de Engenharia que, como o nome já diz, contém os marcos mais gerais da obra. E o contrato assinado contempla o Desenvolvimento dos Projetos Básico e Executivo e a Execução das Obras para a Recuperação e Adequação da Ponte.

A Ordem de Serviço assinada no mês passado contempla a etapa de estudos, levantamentos, análises, ensaios, sondagens, coleta de dados e documentação técnica, necessários para a elaboração dos projetos. Para essas ações, já estão garantidos recursos no valor de R$ 1, 7 milhão.

De posse dos projetos, o DNIT vai analisar a proposta apresentada pela Empresa, aprová-la na íntegra ou sugerir modificações, para depois dar início das obras.

Com satisfação, o deputado Celinho comentou que “se tudo correr bem, se não houver nenhum imprevisto; é possível afirmar que dentro de três ou quatro meses teremos o início das primeiras obras”.

Na fase atual, ainda não será necessário o desvio do trânsito sobre a Ponte. Contudo, para agilizar os encaminhamentos, a Vereda Engenharia já entrou em contato com a 12ª Companhia da Polícia Militar para estudar alternativas quando for necessário interromper o tráfego.

O Deputado informou ainda que, graças ao trabalho competente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, tendo à frente a Superintendência de Minas Gerais, foi possível a assinatura do contrato e o início dos estudos. E finalizou: “o Dr. Fabiano Martins Cunha, Superintendente do DNIT, e toda a sua equipe estão de parabéns. E nós contamos com eles para que tudo siga da melhor maneira possível e, em breve, possamos dar início às obras propriamente ditas”.

O deputado acrescenta também o importante trabalho da Agenda de Convergência do Vale do Aço, instituída pela FIEMG Regional, através de seu presidente Luciano Araújo que destacou esta obra como prioridade para o desenvolvimento econômico regional.

Celinho aproveitou ainda a oportunidade para falar sobre a determinação da Vereda em utilizar, o máximo possível, de mão obra e serviços localizados na Região. Para ele, esta é mais uma iniciativa que vai ajudar na geração de emprego e renda no Vale do Aço. E comentou: “é assim, com investimento e trabalho, que vamos sair da crise e colocar o Brasil nos eixos de novo”.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *