terça-feira, abril 23, 2024
CidadesDestaques

Câmara de Ipatinga inova em processos de compra

IPATINGA – O presidente da Câmara de Ipatinga, vereador Jadson Heleno (SDD), recebeu na tarde desta segunda-feira (30) o gerente de relacionamento do Banco do Brasil, Marcus Rocha Dias, acompanhado da gerente de contabilidade da Casa, Mônica Jacob. Na oportunidade, foram discutidas ações que visam à melhoria para o setor de Compras e Licitações do Legislativo.

O motivo da reunião foi resolver demandas levantadas durante o seminário de Planejamento Estratégico, realizado junto aos servidores efetivos, chefes de gabinetes e gerentes da Câmara.

Um dos pontos apresentados e apontados como problema que a Casa Legislativa enfrenta diz respeito à cotação de preços para contratação de empresa de produtos ou serviços.

Para facilitar esse processo, a Câmara tornou-se um parceiro no Banco de Preços, sistema para apoiar o ente público na estimativa de preços em conformidade com o mercado, combatendo assim o sobrepreço. “Com esta parceria junto ao Banco do Brasil vamos obter cotação de preços com mais agilidade e menores preços, sem deixar de contar com empresas que estarão em dia com sua regularidade fiscal, haja vista que, por já pertencerem ao banco de dados da instituição financeira, estarão aptos a possíveis contratações”, explicou a contadora Mônica Jacob.

Para Jadson, a parceria se soma para a boa gestão da Casa. “Desde que promovemos o seminário de planejamento, estamos buscando formas de resolver as demandas apresentadas pelos servidores. Fico feliz em poder dar andamento ao que foi proposto. A Câmara de Ipatinga só tem a ganhar com esta parceria com o Banco do Brasil”, disse Jadson.

A assistente técnica do Legislativo Eliane Barcelos falou sobre a importância do Banco de Preços. Ela recordou a discussão no planejamento estratégico e se mostrou otimista com o desfecho.

Eliane relata que este é o principal gargalo nas buscas de orçamentos. “Antes, sem a parceria, havia dificuldade na captação de fornecedores e os processos de compras, muitas vezes, ficam demorados. O banco de dados do Banco do Brasil nos auxiliará e muito na contratação de compras para a Casa Legislativa”, disse Eliane.

O Banco de Preços é também um avançado banco de dados desenvolvido para auxiliar em todas as fases da contratação pública: preparação, licitação e execução do contrato.

Pronto pagamento – Outra iniciativa que a Câmara terá, a partir de agora, será a utilização de pagamento contando com um cartão de pronto pagamento do Banco do Brasil. “Esse serviço será exclusivamente para pagamentos até R$ 2 mil. Ele auxiliará aquelas contratações de caráter de urgência, como uma intérprete de libras, que auxilia reuniões e sessões solenes. Neste caso, facilita o pagamento porque não é obrigatório que a contratada tenha conta em instituição financeira”, explicou a contadora da Câmara Mônica Jacob.

Ela frisou que a Casa deve estar atenta às novas formas de gerir melhor os recursos, sem, contudo, abrir mão das normas legais que as leis preconizam.

“Prova disso é que em breve o presidente Jadson irá implantar novas formas de compra, a exemplo do pregão eletrônico, que é uma prática que preza muito pela lisura e transparência”, comentou a contadora.

Capacitação Profissional – Além dos temas debatidos durante a visita, ficou acertado que o banco disponibilizará para os servidores efetivos, comissionados e terceirizados cursos dentro de suas áreas de atuação, sendo parceiro da Câmara também no que diz respeito à capacitação profissional.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *