quarta-feira, abril 24, 2024
CidadesDestaques

Alerta de Aedes aegypti antecipa mutirões de limpeza em Fabriciano

FABRICIANO – A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, retomou as atividades de mutirões de limpeza contra as arboviroses nesta segunda-feira, 29, devido ao índice de infestação de 2,5% constatado pelo Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) no município. A ação teve início no bairro Judith Bering, por ter sido o local com mais casos de dengue e chikungunyaaté a terceira semana de janeiro.

O mutirão tem o objetivo de eliminar focos do mosquito vetor  dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Em 2017, foram realizados três mutirões, nos quais foram recolhidos mais de 3.000kg de materiais de residências e pontos estratégicos dos bairros Caladão, Jardim Primavera, Contente, Santa Cruz, e outros. Os agentes comunitários de saúde e de endemias visitaram as residências para identificar focos do mosquito e orientar os moradores sobre as medidas contra o inseto.

O Coordenador de Endemias, Adelson Marcelino, afirma que um dos motivos doaumento do índice do LIRAa, é causada pela falta de atenção dos moradores quanto aos pequenos recipientes acumuladores de água que ficam dentro das suas residências, como vasos de planta, garrafas, baldes, latas entre outros. “Em torno de 60% dos materiais encontrados com água parada estavam dentro das moradias dos cidadãos, por isso devemos alertar para os cuidados diários contra o foco do mosquito”, finaliza.

A Gerente de Vigilância em Saúde, Vânia Tavares, comenta: “Esta atividade será realizada em todos os bairros, dando início nos prioritários que obtiveram mais notificações das arboviroses, até cobrir todo o município”.

Esse trabalho se dá em função da alta transmissão do vírus pela picada do mosquito. As notificações epidemiológicas apresentaram 75 casos de Chikungunya, 48 casos de Dengue e 2 casos de Zica Vírus na última semana, de acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação, SINAN. A expectativa é que o trabalho de mutirões diminua as notificações.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *