Visita ao Sodalício Tio Questor marca o Dia Nacional do Voluntário

TIMÓTEO – A tarde da última terça-feira (28) foi marcante para os alunos do programa Aprendizes de Ofício da Aperam South America. No dia que é celebrado o Dia Nacional do Voluntário, os jovens tiveram a experiência de passar uma tarde com os moradores do Sodalício Tio Questor. A iniciativa faz parte do Programa Voluntariado Aperam através da Fundação Aperam Acesita, e teve como objetivo oportunizar aos jovens participar de uma realidade da comunidade até então desconhecida por eles.

De acordo com o Instrutor de Formação Profissional do Senai, Luciano Barros, a visita foi uma forma dos alunos ultrapassarem a questão técnica profissional e reconhecerem a importância da participação social. “Pra mim é um orgulho enorme estar acompanhando-os aqui. Apesar de fazer parte da formação técnica deles, eu acho que todo profissional tem que ter uma formação cidadã também.”

Durante a tarde, os alunos tocaram violão, cantaram, dançaram e ouviram as histórias dos moradores do Tio Questor. Segundo o aluno Gabryel,18, a oportunidade de vivências como a visita não tem preço. “Jamais vou esquecer a experiência, vou levar para toda minha vida, foi oportunidade de conhecer uma geração tão carente e sensível. Pretendo voltar mais vezes, pois aprendi muito e abriu meus olhos em relação a tudo enquanto cidadão”.

Segundo a coordenadora de projetos da Fundação Aperam Acesita, Vera Antunes, a iniciativa reforça o compromisso da Aperam com a comunidade “O Dia Nacional do Voluntário é o momento propício para fomentar a disseminação da cultura do voluntariado e reconhecer o trabalho solidário de quem doa tempo a favor de melhores condições de vida para as pessoas e comunidade em geral”.

Fundado há 38 anos, o Serviço de Acolhimento Institucional Sodalício Tio Questor acolhe idosos com vínculos familiares e sociais rompidos e em situação de vulnerabilidade social. A casa é aberta para visitas todos os dias das 14h às 16h, e fica localizada na rua Amor Perfeito, s/n, bairro Primavera.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *