quarta-feira, abril 24, 2024
CidadesSaúde

Vacinação antirrábica terá início na área rural a partir de 14 de junho

TIMÓTEO – A Secretaria de Saúde de Timóteo começa a vacinação antirrábica na área rural do município na próxima quinta-feira (14/06). A campanha, que vai até o dia 27 de Julho, percorrerá cerca de 20 localidades da zona rural até o dia 14/07, visitando as residências e imunizando cães e gatos contra a raiva no horário de 8 às 16 horas.

Proprietários devem ficar atentos para não perder a visita dos vacinadores. Serão vacinados os animais adultos e filhotes a partir dos 3 meses de idade. O Serviço de Controle de Zoonoses da Prefeitura deverá atingir a meta de 13.091 animais imunizados, sendo 11.878 cães e 1.213 gatos, total que inclui a campanha na área urbana.

Vacinação Urbana

Em Timóteo, a campanha contra a raiva animal urbana acontecerá no sábado, 07 de Julho, em 20 postos de vacinação e, no dia 14 de Julho, em outras 20 localidades do município.

Raiva

A raiva é uma doença viral infecciosa, transmitida por mamíferos.  A transmissão da raiva se dá pela entrada do vírus contido na saliva do animal infectado, principalmente pela mordedura, arranhadura e lambedura de mucosas. O vírus entra no organismo, multiplica-se e atinge o sistema nervoso periférico, e posteriormente o sistema nervoso central.

Cães infectados com o vírus da raiva apresentam sintomas como: agressividade (ataca pessoas e objetos), tristeza (procura por lugares escuros), salivação excessiva, dificuldade para engolir, latido rouco e paralisia das patas posteriores.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *