Programa Caminhos do Vale é ampliado e beneficiará 36 municípios

IPATINGA – O programa Caminhos do Vale, que utiliza agregado siderúrgico gerado nos processos produtivos da Usiminas para pavimentação de estradas em municípios do Vale do Aço, ganhou a adesão de 10 novas prefeituras. Os contratos de coparticipação foram assinados ontem, 15/02, em encontro ocorrido no Teatro Zélia Olguin reunindo, além dos prefeitos, também representantes da Usiminas e da Associação dos Municípios do Vale do Aço (AMVA), parceira na gestão executiva do programa.

Durante o encontro foi apresentado os resultados do Caminhos do Vale no período 2015-2017. Em três anos de atividades do programa, a Usiminas repassou às prefeituras 1,4 milhão de toneladas de agregado para pavimentação de estradas. Conforme as regras da iniciativa, em contrapartida à doação promovida pela empresa, as prefeituras dos 26 municípios já participantes promoveram nesse período a proteção e recuperação de 935 nascentes, encostas e áreas degradadas, além da restauração de 35 pontes e cerca de mil quilômetros de estradas rurais.

“Este programa é fundamental, principalmente para os municípios com grande zona rural, como é realidade da maioria. Conseguimos levar o transporte escolar onde nunca foi, ambulância para atender as pessoas e ainda cuidar da água que é outro recurso fundamental para nós. A Usiminas está nos oferecendo o material, apoio técnico e, sobretudo, realizando um grande reconhecimento às pessoas com essa iniciativa”, afirmou o presidente da AMVA e prefeito de Entre Folhas, Ailton Silveira.

Para este ano de 2018, o foco será fortalecer e ampliar a recuperação das nascentes, incentivar a utilização do agregado siderúrgico na recuperação das matas ciliares e em ETE’s sustentáveis (wetlands). Também serão distribuídas 800 mil toneladas de agregado siderúrgico com expectativa de recuperar 500 quilômetros de estradas rurais e beneficiar 1,3 milhão de pessoas por meio das ações executadas.

Para o vice-presidente Industrial da Usiminas, Túlio César Chipoletti, “a empresa está mudando um paradigma ao transformar resíduo em recurso. Além dos números representativos do programa, do reconhecimento mundial que a Usiminas recebeu por meio do prêmio Excelência em Sustentabilidade da World Steel Association entregue em outubro do ano passado, e do crescimento da parceria com as prefeituras, o maior resultado do Caminhos do Vale está em ver a mudança na vida das pessoas em nossas comunidades.”  

Segundo o secretário de Estado de Cidades e de Integração Regional (Secir), Carlos Murta, também presente ao evento, o Caminhos do Vale “é um programa audacioso e de suma importância, principalmente por valorizar as comunidades rurais. Fiquei encantado ao conhecer e ver que a Usiminas saiu na frente. Queremos apoiar este projeto”.

Ações socioambientais

Foram diversas as ações socioambientais realizadas pelas 26 cidades beneficiadas em 2017, entre elas, recuperação de nascentes e áreas degradadas, incremento do turismo e artesanato nas comunidades rurais, melhoria no escoamento dos produtos primários (leite e seus derivados, hortifrutigranjeiros, produtos artesanais), educação ambiental nas escolas, criação de viveiro e curso de preservação.

O município de Antônio Dias aplicou o coproduto na pavimentação de estradas e facilitou a vida da comunidade. “Recebemos 30 mil toneladas de agregado siderúrgico em 2017 e aplicamos todo o material em nossas estradas vicinais. Um benefício muito grande, que garantiu o direito de ir e vir à nossa população mesmo durante as fortes chuvas, o que não acontecia antes para todos. E para este ano nosso foco é investir na recuperação das nascentes”, afirma o prefeito, Benedito de Assis Lima, o Ditinho.

Participam do Programa Caminhos do Vale em 2018: os municípios de Açucena, Antônio Dias, Belo Oriente, Bom Jesus do Galho, Braúnas, Bugre, Coronel Fabriciano, Córrego Novo, Dionísio, Dom Cavati, Entre Folhas, Governador Valadares, Iapu, Ipaba, Ipatinga, Itanhomi, Jaguaraçu, Jenipapo de Minas, Joanésia, Malacacheta, Marliéria, Mesquita, Naque, Nova Era, Periquito, Pingo D’agua, Santana do Paraíso, São Domingos das Dores, São Domingos do Prata, São João do Oriente, São José da Safira, São José do Goiabal, Sobrália, Timóteo, Ubaporanga e Vargem Alegre.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *