quarta-feira, abril 24, 2024
CidadesSaúde

Fabriciano realiza exames de preventivos em horário ampliado

FABRICIANO – A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança da Saúde, realizará exames preventivos no período noturno em todas as UBS’s da cidade. O objetivo é atender mulheres que trabalham durante o dia e não podem ir às unidades no horário de funcionamento normal, para realizarem exames de prevenção e de rotina.

Os preventivos noturnos acontecem de 18h as 21h. A mulher que deseja fazer o exame deve procurar a UBS mais próxima, apresentar documentos de identificação e agendar a consulta. Todas as UBS atendem nas 2ª quartas-feiras do mês, exceto as unidades do Caladinho do Meio, que atende nas 3ª quartas do mês, a UBS do Floresta, na 3ª e última quartas-feiras do mês, a UBS do Mangueiras, em sextas definidas pela unidade e a UBS do Santa Cruz, em três dias alternados no mês, devido a escala de plantões dos enfermeiros.

Além do preventivo, que é um dos principais exames ginecológicos da saúde da mulher, as unidades também oferecem testes rápidos para a detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), avaliação da mama e, se houver necessidade, é feita a marcação de uma mamografia para a paciente.

O Secretário de Governança da Saúde, Ricardo Cacau, ressalta que essa ação é fundamental para a saúde das mulheres fabricianenses. “A mulher irá receber assistência normal e completa nas unidades. A Prefeitura deu essa oportunidade para que ela possa se cuidar e, também, para que isso não prejudique seus horários e a vida profissional”, explica. A coleta do material é feita por enfermeiros e, em seguida, é levado para análise laboratorial. Entre 20 a 30 dias, a paciente pode retornar a UBS para fazer a leitura do resultado e ser orientada.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *