sexta-feira, abril 26, 2024
Cidades

Divulgado calendário do IPVA 2018. Vencimento da 3ª parcela em março

IPATINGA – Começa em janeiro, em boa parte do país, a cobrança do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). O pagamento é obrigatório e a alíquota varia conforme o modelo e o ano do veículo e também o estado em que o contribuinte mora. Em Minas Gerais, donos de veículos registrados no estado podem consultar as tabelas com o valor do IPVA 2018 por modelo. Basta acessar o site www.fazenda.mg.gov.br/empresas/impostos/ipva e verificar a partir do código do Registro Nacional de Veículo Automotor (Renavam).

Para facilitar a vida de alguns proprietários, o pagamento do IPVA poderá ser efetuado a vista ou parcelado, em até três vezes. O prazo para o pagamento à vista com desconto de 3% ou da primeira parcela é de 10 a 15 de janeiro, conforme o número final da placa e a escala de vencimentos (veja o quadro abaixo).

ipva 2018

Recolhido anualmente, o pagamento do IPVA é acompanhado também da Taxa de Renovação do Licenciamento Anual de Veículos Automotores (TRLAV), que este ano foi mantida no valor de R$ 92,66 – com vencimento em 2 de abril; e do Seguro DPVAT (Danos Pessoais causados por Veículos Automotores), que varia de tipo de veículo (carro, moto, ônibus, caminhão, etc). A data de vencimento do DPVAT é junto com a do IPVA, e o pagamento é requisito para o motorista obter o licenciamento anual do veículo.

O pagamento das taxas pode ser feito nos terminais de autoatendimento ou guichês de caixa dos agentes arrecadadores autorizados: Bradesco, Bancoob, Mercantil do Brasil, HSBC, Caixa Econômica Federal, Santander, Casas Lotéricas, Mais BB e Banco Postal, informando o número do Renavam.

O contribuinte pode ainda imprimir a guia de arrecadação do IPVA pelo site da Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (www.fazenda.mg.gov.br/empresas/impostos/ipva) ou solicitar nas repartições fazendárias e Unidades de Atendimento Integrado (UAI). O pagamento em dia é importante aos proprietários de veículos para evitarem a cobrança de multas e juros.

Para mais informações, acesse o site da Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais e tire suas dúvidas.

Fique ligado!

A Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG) informa que não envia boletos para pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Os contribuintes deverão se dirigir diretamente aos terminais de autoatendimento ou guichês de caixa dos agentes arrecadadores autorizados. Alguns bancos autorizam o pagamento pela internet.

A tabela 2018 IPVA MG é emitida pelo DETRAN e nele o proprietário encontrará a data para efetuar o pagamento.

 

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *