sexta-feira, abril 26, 2024
Cidades

Creches de Ipatinga recebem instruções para subsidiar os termos de cooperação de 2019

IPATINGA – A Secretaria Municipal de Educação (SME) realizou na manhã desta quarta-feira (14), no 7º andar da Prefeitura Municipal, uma reunião com presidentes de 32 creches que atuam em parceria com o poder público. Um dos objetivos do encontro é alertar as entidades quanto ao prazo para entrega do plano de atendimento para 2019. O documento deverá ser encaminhado à SME até a próxima semana. Ele vai nortear o governo municipal na elaboração do Projeto de Lei a ser enviado à Câmara Municipal para a liberação dos recursos que serão investidos na área no próximo ano.

O plano de trabalho a ser apresentado pelas entidades deve conter detalhes como número de funcionários, objetos de atendimento, quantidade de crianças a serem atendidas, metas e custos estimados para o próximo ano letivo.

A secretária municipal de Educação, Eva Sônia Rodrigues Silva, explica que o fechamento dos dados do plano de trabalho é fundamental para a garantia dos recursos no ano que vem. “Este plano dará mais tranquilidade quanto aos investimentos a serem feitos pela atual gestão. O prefeito já se reuniu com os presidentes das creches conveniadas, dando total garantia quanto à pontualidade dos repasses no próximo ano, evitando assim atropelos que eram frequentes nos últimos exercícios”, disse.

Proposta ao legislativo

As 32 creches atendem 3.273 crianças, sendo que 713 são de 0 a 3 anos de idade e 2.560 de 4 a 5 anos. O termo de cooperação com as entidades terá vigência de dois anos, sendo a proposta encaminhada à apreciação do plenário do Legislativo para que os repasses sejam autorizados. Este ano, foram investidos aproximadamente R$ 16 milhões. A previsão é de que a matéria relativa a 2019 seja avaliada pelo parlamento no próximo mês.

O prefeito de Ipatinga, Nardyello Rocha, garantiu que no que depender da atual gestão não haverá atraso no início do próximo ano letivo para as creches. “Em conversa com o presidente da Câmara, Jadson Heleno, pedi celeridade à discussão do projeto assim que ele for encaminhado. O meu compromisso é que todas as crianças de 0 a 5 cinco anos comecem o ano letivo em sintonia com o calendário escolar das demais instituições de ensino”, garantiu o prefeito.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *