quinta-feira, agosto 28, 2025
CidadesCultura e EntretenimentoDestaques

Roteiro Cultural apresenta patrimônios tombados de Ipatinga a alunos da rede pública

IPATINGACerca de 200 crianças e educadores da rede pública de ensino de Ipatinga embarcam, nesta quinta (28) e sexta-feira (29), em uma viagem especial pela história da cidade. O Projeto Roteiro Cultural: Encontro com a História de Ipatinga oferece visitas guiadas em trenzinho, palestras e experiências virtuais em 360º que permitem conhecer os bens tombados do município. A iniciativa é realizada pela Fino Trato Produções, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).

Nesta terceira edição, o projeto contemplará a Escola Estadual Sônia Maria Silva Gomes, no bairro Canaãzinho, e a Escola Estadual Almirante Toyoda, no bairro Cariru. Estão programadas quatro viagens no Trenzinho Caramelo, cada uma com três horas de duração, além de quatro tours em 360º no formato de palestras em escolas municipais da periferia de Ipatinga.

Caminhos do Trem

O projeto reúne quatro roteiros distintos que apresentam a história dos 12 bens tombados de Ipatinga e 1 registrado. Para esta edição, foi escolhido o “Caminhos do Trem”, que destaca a importância da ferrovia na formação da cidade. Entre os locais visitados estão o Complexo Turístico Pouso de Água Limpa, a Casa dos Ferroviários, o Pontilhão de Ferro, a Estação Memória Zeza Souto e as Ruínas da Estação Pedra Mole.

A proposta alia experiência lúdica e conhecimento histórico, com contação de histórias, música, entrega de passaportes culturais e álbuns de figurinhas que registram a memória dos bens visitados. Com atividades presenciais e virtuais, o projeto amplia o acesso à memória coletiva e estimula a preservação do patrimônio cultural.

“Em um contexto de intensa urbanização, nosso projeto se reafirma como um elo entre passado, presente e futuro, fortalecendo o sentimento de pertencimento da comunidade, promovendo a valorização da identidade local, a educação patrimonial e estimulando o turismo cultural em Ipatinga”, afirma a historiadora e produtora cultural Leila Cunha, idealizadora da iniciativa junto a turismóloga Cidinha Sampaio.

Roteiro Cultural

 Nas edições de 2023 e 2024, o Roteiro Cultural beneficiou cerca de 800 pessoas, com os quatro roteiros relacionados aos bens tombados de Ipatinga. A equipe do projeto é formada por Leila Cunha (produção geral e palestras), Aparecida Sampaio (turismóloga e palestrante), Fino Trato Produções (produção executiva), Henrique Campos (design), Daniela Alves (contação de histórias), Rômulo Amaral (assistência de produção e assessoria de imprensa), Alexandra Vieira (Financeiro e Prestação de contas) e Herlon Duarte (assistente de produção).

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *