sábado, agosto 2, 2025
CidadesDestaques

Prefeitura reabre ponte que liga Centro aos bairros Santa Terezinha e Santa Helena em Fabriciano

 A reestruturação da ponte envolveu reparos na fundação, implantação de novo sistema de drenagem, contenções com enrocamento, reforço da base e proteção da adutora

FABRICIANO – A manhã desta sexta-feira, 1º de agosto, foi marcada pela reabertura oficial da ponte da Rua Rubens Siqueira Maia, uma das principais ligações entre o Centro e os bairros Santa Terezinha I, Santa Terezinha II e Santa Helena, em Coronel Fabriciano. A cerimônia contou com a presença do prefeito Sadi Lucca, secretários municipais, vereadores, lideranças comunitárias, servidores e moradores da região.

A ponte precisou ser interditada após o forte temporal que atingiu o município em 17 de dezembro de 2024. A força das águas comprometeu toda a fundação da estrutura e causou danos significativos também na segunda ponte paralela, tornando o tráfego totalmente inviável na região.

Desde então, a Prefeitura iniciou uma força-tarefa para garantir a recuperação do acesso o mais rápido possível. Ainda que o município tenha protocolado todos os projetos junto à Defesa Civil Nacional, e mesmo com a aprovação técnica dos planos e planilhas, os repasses federais não foram efetivados até o momento. Por isso, a administração municipal decidiu executar a obra com recursos própriosA recuperação do equipamento e revitalização de seu entorno, incluindo pavimentação da Avenida Rubens Siqueira Maia, totalizou um investimento de R$ 1,2 milhão.

OBRA COMPLETA E ESTRUTURA MODERNIZADA

A reestruturação da ponte envolveu reparos na fundação, implantação de novo sistema de drenagem, contenções com enrocamento, reforço da base e proteção da adutora. O entorno também foi revitalizado com novo calçamento, pavimentação asfáltica, paisagismo, iluminação em LED em toda a extensão da avenida, além de nova pintura e sinalização vertical e horizontal. A intervenção foi pensada não só para devolver a mobilidade, mas também oferecer mais conforto, segurança e valorização do espaço urbano.

“Hoje é um dia de vitória para a população de Fabriciano. Sabemos o quanto essa ponte faz falta para milhares de pessoas e assumimos a responsabilidade de reconstruí-la, com planejamento e compromisso. Mesmo sem apoio financeiro do Governo Federal, não deixamos a cidade parar. Fizemos uma obra segura, duradoura e que entrega muito mais do que havia antes: agora temos infraestrutura, paisagismo e iluminação de qualidade”, afirmou o prefeito Sadi Lucca, durante o evento de entrega.

A obra foi executada em parceria entre as secretarias de Obras e Serviços Urbanos, Planejamento e Meio Ambiente e o setor de Fiscalização. Durante os primeiros meses, foram realizadas ações emergenciais de escavação, contenção e reforço estrutural, aproveitadas agora na fase final da recuperação definitiva.

O Secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Douglas Prado comentou sobre os desafios da obra. “A recuperação dessa ponte exigiu soluções técnicas específicas e um planejamento bem estruturado. Todo o trabalho de fundação, contenção e proteção foi executado com atenção máxima aos detalhes, para garantir a estabilidade da estrutura e a segurança dos usuários. Além disso, aproveitamos a oportunidade para promover melhorias no entorno, como paisagismo, iluminação e sinalização, valorizando ainda mais esse importante corredor urbano da cidade.”

A ponte passou por todas as intervenções necessárias para a liberação do tráfego de veículos e agora vão haver outras intervenções, para garantir ainda mais segurança, como a construção de muros de contenção próximos à sua base. O município também está viabilizando a execução de gabiões para contenção da encosta lateral próxima à ponte da Copasa, com recursos federais já liberados.

Para o Secretário de Obras e Serviços Urbanos, Geraldo Magela,
essa foi uma obra desafiadora, que exigiu planejamento técnico. “Trabalhamos com responsabilidade para garantir uma estrutura segura e durável para a população. Todo o serviço foi feito com equipe própria da Prefeitura e acompanhada todos os dias. Hoje, entregamos uma ponte pronta para suportar grandes volumes de tráfego e preparada para o período chuvoso” conclui.

COMPROMISSO COM A POPULAÇÃO

Além da entrega da ponte, o prefeito reforçou o compromisso da gestão com a execução das demais obras previstas, como a recuperação da segunda ponte na mesma via e intervenções em outros pontos críticos afetados pelas chuvas.

“Fabriciano vive um momento de reconstrução, mas também de crescimento. Estamos entregando resultados concretos, com seriedade, transparência e ação. Essa ponte é mais do que concreto e asfalto: é símbolo da nossa determinação em fazer a cidade avançar”, finalizou o prefeito.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *