Ipatinga conclui segundo LIRAa de 2026 com redução de índices em diversos bairros

IPATINGA – A Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, concluiu o segundo Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2026. O trabalho foi realizado entre os dias 11 e 15 de maio e apontou avanços importantes no controle do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya no município.
Os resultados demonstraram redução dos índices de infestação em diversas regiões da cidade, evidenciando a efetividade das ações desenvolvidas pela Vigilância em Saúde e pelas equipes de combate às endemias.
Entre os destaques estão os bairros Imbaúbas, Bom Retiro, Bela Vista, Das Águas, Cariru, Castelo, Vila Ipanema, Centro, Novo Cruzeiro, Parque Ipanema, Cidade Nobre e Iguaçu, que apresentaram queda nos índices em relação ao mesmo período do ano passado, passando de 1,5% para 0,7%.
Os bairros Tiradentes, Canaã, Canaãzinho, Vila Militar, Vagalume e Bethânia também registraram melhora significativa nos indicadores.
Outra região que apresentou avanço importante foi a dos bairros Bom Jardim, Ferroviários, Horto, Industrial e Usipa, que em 2025 registrava um dos maiores índices do município, com 5,3%, e agora reduziu para 3,8%, demonstrando impacto positivo das ações de controle e monitoramento realizadas pelas equipes.
Ao todo, 102 profissionais participaram da operação, entre agentes de combate às endemias, supervisores, coordenadores e técnicos. A mobilização permitiu a execução do levantamento em apenas cinco dias, superando a meta prevista de imóveis trabalhados.
O levantamento também reforçou que os principais criadouros continuam sendo os depósitos móveis, como vasos de plantas e bebedouros, o que evidencia a importância da participação da população no combate ao mosquito.
A Prefeitura de Ipatinga destaca que, apesar da redução dos índices, o trabalho de prevenção e conscientização precisa continuar de forma permanente. A orientação é que os moradores mantenham atenção redobrada em recipientes que possam acumular água parada, contribuindo diretamente para o enfrentamento ao Aedes aegypti no município.
