Carreta Saúde da Mulher chega a Timóteo e permanece no município durante o Outubro Rosa
TIMÓTEO – Em meio às ações do Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização e à prevenção do câncer de mama e do colo do útero, Timóteo receberá, a partir desta sexta-feira (9), a Carreta Saúde da Mulher. A unidade móvel permanecerá no município por 30 dias, oferecendo exames e atendimentos voltados à saúde feminina.
A estrutura será instalada na Praça 1º de Maio, conhecida como Praça do Coreto, e terá como principais serviços exames de mamografia, ultrassonografia, entre outros procedimentos destinados à prevenção e ao diagnóstico de doenças que afetam a saúde da mulher.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde e Qualidade de Vida, não haverá atendimento por demanda espontânea. As vagas já foram destinadas exclusivamente a pacientes que integram a demanda reprimida do município e que possuem agendamento prévio.
Atendimento regional
Além das pacientes de Timóteo, a Carreta Saúde da Mulher terá abrangência regional. Como município-sede, Timóteo também receberá pacientes dos municípios pactuados de Antônio Dias, Marliéria, Pingo d’Água, Jaguaraçu, Dionísio e Córrego Novo.
A iniciativa integra uma ação do Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, em parceria com os governos estaduais e municipais, com o objetivo de ampliar o acesso da população aos serviços de diagnóstico e prevenção.
As unidades móveis são estruturadas para levar atendimento especializado a diferentes regiões, contribuindo para a identificação precoce de alterações e doenças, especialmente relacionadas ao câncer de mama e do colo do útero.
A chegada da carreta a Timóteo durante o Outubro Rosa reforça a importância da prevenção e do acompanhamento regular da saúde feminina, principalmente entre as pacientes que aguardavam a realização dos exames.

