domingo, dezembro 14, 2025
CidadesDestaques

Deputado Celinho participa da manifestação pela retomada das obras da Estrada Parque

“O abandono deixa claro que os processos licitatórios foram vencidos por empresas sem condições de realizar as obras e pavimentação”, garantiu o deputado.

MARLIÉRIA – O deputado Celinho do Sintrocel participou neste sábado (13), de uma manifestação na estrada Bispo Dom Helvécio, ligação entre a cidade de Marliéria, ao Parque Florestal do Rio Doce. A Estrada com pavimentação iniciada em 2009, e abandonada pela construtora Oriente, virou símbolo do descaso do Governo do Estado.

Ao participar da manifestação, o deputado fez constar que desde o seu primeiro mandato vem lutando pela conclusão desta obra. Celinho explicou, que o governo Zema está negligenciando a necessidade da conclusão desta obra, mesmo tendo os recursos em caixa. “Não é falta de dinheiro. A verba oriunda da tragédia de Mariana, foi destinada, mas, o Governo do Estado não se movimenta”, disse o deputado em tom de indignação.

“O problema é outro: INCOMPETÊNCIA. O Governo de Minas simplesmente não publica um novo edital. O DER prometeu que esse edital sairia em dezembro e nós estamos aqui para cobrar, pressionar e não deixar cair no esquecimento. Essa luta não é por palanque. Essa luta é por uma estrada que vai potencializar o turismo em nossa região”, destacou.

Entenda o caso

O acesso ao Parque Estadual do Rio Doce, a partir do município de Marliéria ganhou ordem de serviço em março de 2009, pelo secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Fuad Noman, no governo Aécio Neves. A ordem de início para pavimentação de 21,9 quilômetros, envolvia investimentos de R$ 17 milhões, compreendendo calçamento com alvenaria poliédrica e construção de duas pontes, uma sobre o Córrego Conceição, com 25,0 metros de comprimento por 8,8 metros e a segunda sobre o Rio Turvo, com 22,0m x 8,8m.

Na ocasião, a Construtora Oriente chegou a pavimentar um trecho entre o povoado de Santa Rita de Minas e o pé da Serra do Jacroá. Depois a obra foi retomada em 2022, quando foi feita nova licitação. Desta vez, a obra contaria com dinheiro destinado pela Fundação Renova, como compensação pelo rompimento da Barragem de Fundão, em 2015. Chegou a ser divulgado que o aporte seria de R$ 31,7 milhões. Entretanto, novamente a obra foi parada em 2024.

“O abandono deixa claro que os processos licitatórios foram vencidos por empresas sem condições de realizar as obras e pavimentação. Ou seja, tem um problema nos editais e nas contratações que precisa ser resolvido pelo Departamento de Estradas de Rodagem e pela Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade, a Seinfra-MG. E quem tem ficado no prejuízo é, de um lado, a população e do outro o Poder Público, que investe os recursos”, afirma o deputado Celinho Sintrocel.

 

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *