ArcelorMittal é reconhecida como a empresa mais inovadora na última década

REDAÇÃO – A ArcelorMittal consolidou sua posição de referência em inovação aberta no Brasil. Na cerimônia da premiação, que aconteceu nesta segunda-feira (dia 17), a ArcelorMittal foi a única empresa a conquistar todos os prêmios das categorias a que estava concorrendo: Campeão da Década nas categorias geral e setorial, além de 1º lugar nas categorias geral e setorial de 2025. O Ranking 100 Open Startups é uma publicação anual, lançado em 2016, que destaca as corporações, agentes do ecossistema, investidores e executivos que mais se relacionaram com startups.
A empresa já figurou por anos no top 2 e conquistou 1º lugar geral em 2024. Esses resultados refletem a estratégica da companhia de transformar a indústria por meio da colaboração com startups, do investimento em tecnologias que impulsionam eficiência, sustentabilidade e novos modelos de negócio. Além disso, a ArcelorMittal tem fortalecido uma cultura interna voltada para inovação, engajando equipes e parceiros.
Com uma estrutura sólida e um DNA inovador, a ArcelorMittal tem acelerado iniciativas que conectam suas demandas estratégicas ao ecossistema de inovação. Lançado em 2018, o Açolab, primeiro hub de inovação aberta do setor do aço no mundo, já realizou mais de 25 mil conexões com mais de 10 mil startups, tornando-se um ponto central de cocriação e desenvolvimento de soluções para áreas como produção, comercial, meio ambiente e recursos humanos. A esse movimento soma-se o Açolab Ventures, fundo de Corporate Venture Capital que investe em startups com alto potencial de impacto para a companhia, atuando no modelo de smart money para acelerar escala e resultados.
Outro pilar desse avanço é o programa iNO.VC, criado em 2019 para acelerar a transformação digital na ArcelorMittal Brasil, com foco em melhorias incrementais e excelência operacional. O programa busca soluções em Inteligência Artificial, Big Data, Analytics, Computação em Nuvem, Cibersegurança e Robótica, integrando startups, universidades e colaboradores.
Inteligência artificial – A companhia também intensificou o uso de IA por meio de projetos como o Aceler.AI e o Centro de Excelência em Advanced Analytics e IA (CoE), que mapeiam oportunidades de otimização em escala industrial. Um exemplo disso é que 21% do portfólio atual de iniciativas do Açolab utiliza IA como ferramenta para captura de ganhos.
Além disso, a ArcelorMittal Sistemas é outra frente importante, que desenvolve e integra soluções de TI para as unidades da ArcelorMittal em diversos países, enquanto o Centro de P&D da unidade de Tubarão (ES) completa o ecossistema de inovação, atuando de forma integrada aos outros 13 Centros distribuídos em todo o mundo, totalizando 1.650 pesquisadores.
Em seu discurso na cerimônia de premiação, Rodrigo Carazolli, diretor de Transformação do Negócio, reforçou o histórico consistente no Ranking 100 Open Startups: “Estamos muito felizes com esse reconhecimento. A inovação está no nosso DNA, não apenas em grandes projetos, mas também no nosso dia a dia e nas nossas áreas operacionais espalhadas por todo Brasil. Esse prêmio é de todos os empregados (as) que trazem a inovação para a nossa empresa e também de nossos parceiros, que contribuem para esse ecossistema”.
