AMM retoma aproximação com o Legislativo municipal e abre o 11º Congresso Mineiro de Vereadores em Belo Horizonte

BELO HORIZONTE – Depois de três anos sem ser realizado, a Associação Mineira de Municípios (AMM) deu início, nesta terça-feira (11/11), no Expominas, em Belo Horizonte, ao 11º Congresso Mineiro de Vereadores, reunindo representantes do Legislativo municipal de todas as regiões do Estado em um grande encontro de integração, aprendizado e fortalecimento do municipalismo. Com a presença de três mil vereadores, vereadoras e assessores parlamentares, o evento contou com a correalização do Sebrae Minas e apoio da Apolegis e das entidades representativas do Legislativo municipal, como UVMinas, AMCM, UVBMG, Abracam, Acambaj e Acam.
A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades dos Três Poderes, entre elas o presidente da AMM e prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão, que destacou a importância do reencontro entre o Legislativo e o Executivo municipal, após três anos sem a realização do evento.
“A AMM retoma, com grande alegria, esse diálogo essencial com os vereadores e vereadoras mineiros. A aproximação entre o Legislativo e o Executivo municipal, e também com as entidades que representam os legisladores municipais, é fundamental para que as cidades avancem, para que as políticas públicas cheguem de forma eficiente à população. Este será um momento de troca, capacitação e aprimoramento, para que os municípios de Minas Gerais ofereçam um serviço público cada vez mais eficiente e bem feito”, afirmou Falcão, durante a abertura do Congresso.
Capacitação e união em prol do municipalismo
Com uma programação que segue ao longo do dia, o 11º Congresso Mineiro de Vereadores propõe uma agenda de palestras e painéis voltados para o aprimoramento da atuação parlamentar e à integração entre os poderes locais.
Encerrando a cerimônia, o presidente da AMM anunciou a realização do 41º Congresso Mineiro de Municípios, programado para os dias 5 e 6 de maio de 2026, também no Expominas.
“Seguimos firmes no propósito de fortalecer o municipalismo e de oferecer espaços de aprendizado e articulação. A AMM é a casa de todos os municípios mineiros. E, juntos, é que vamos construir um estado mais forte, justo e eficiente”, concluiu Falcão.
