sábado, abril 20, 2024
DestaquesSaúde

Hospital Dr. José Maria Morais lança serviço digital para humanizar o atendimento

FABRICIANO – O Hospital Dr. José Maria Morais de Coronel Fabriciano lançou mais um serviço com o objetivo de humanizar o atendimento dos pacientes. Por meio de QR Codes, que são uma espécie de código de barras, os pacientes que estiverem aguardando por algum serviço poderão pelo aparelho celular enviar dúvidas sobre o tempo de espera do atendimento, estado de saúde, qual setor procurar, dentre outras. As informações serão enviadas para uma central, com profissional capacitado para responder ao paciente ou acompanhante.

Os QR Codes foram colocados em pontos estratégicos da recepção do hospital e já estão em funcionamento. De acordo com a diretora executiva do HJMM, Kátia Barbalho, a ferramenta digital vai auxiliar os serviços que já são desenvolvidos. “Estamos sempre inovando para oferecer aos nossos pacientes um atendimento mais humanizado, e seguindo o protocolo que já é adotado pelo hospital”, explicou.

PROTOCOLO DE MANCHESTER

A diretora executiva do HJMM, Kátia Barbalho, com o prefeito Dr. Marcos Vinicius e o secretário de Saúde, Ricardo Kakau

A unidade hospitalar utiliza o Protocolo de Manchester, adotado por diversas instituições no Mundo, para atendimento dos pacientes. Trata-se de um processo de classificação, baseado em cores, através do uso de pulseiras de identificação, que permite definir rapidamente qual é a situação de cada paciente, resultando em atendimentos mais rápidos, e de acordo com o grau de urgência.

Para o prefeito Dr. Marcos Vinicius, o hospital é o principal serviço de saúde no município e precisa sempre aprimorar as estratégias de atendimento. “Desde quando assumimos o HJMM, temos buscado várias alternativas para que o cidadão da nossa cidade, e também de outros municípios, possam encontrar aqui um serviço de saúde de qualidade e humanizado. Para auxiliar e não comprometer o fluxo de atendimento do hospital lançamos o Corujão da Saúde que funciona de segunda a sexta, até as 22h, além das UBS, que garantem o atendimento primário com agendamento de consultas médicas, exames e tratamentos diversos”, garantiu.

PRESTAÇÃO DE CONTAS

Outra inovação adotada pela direção do hospital é o envio de uma carta de prestação de contas do atendimento realizado para cada paciente após o período de internação. Neste documento contam: tipo de diagnóstico, tratamento ministrado e valor investido, reforçando a transparência dos serviços prestados, gratuitamente, aos pacientes. “O objetivo é deixar claro para os pacientes que os serviços de saúde oferecidos a eles são provenientes do imposto pago por eles, é mostrar onde o dinheiro deles está sendo investido”, disse.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *