domingo, abril 28, 2024
DestaquesEducação

Escolas municipais de Timóteo recebem o “Programa Saúde na Escola”

TIMÓTEO – A Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida de Timóteo, em parceria com a Secretaria de Educação, tem contribuído para a formação integral dos alunos da rede pública de ensino por meio de ações de promoção à saúde e de prevenção de agravos vinculadas ao Programa Saúde na Escola (PSE). Nesta segunda-feira (18/03), os estudantes da Escola Municipal Limoeiro receberam orientações sobre o enfrentamento as arboviroses dentro do tema Saúde Ambiental. Foram repassadas informações sobre as ações de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e Chikungunya, sintomas da doença, atendimento na rede municipal de saúde e a necessidade da comunidade eliminar os focos do mosquito nas residências.

Desenvolvido pelos Ministério da Saúde e Educação, o programa constitui uma estratégia para integração a articulação entre as políticas e ações de educação e com a participação dos alunos, equipes de atenção primária. No período de março a outubro de 2024, o PSE será realizado em onze escolas pactuadas em Timóteo.  São elas: Escola Municipal Infantil Joao Bolinha; EM Monteiro Lobato; Escola Municipal Infantil Cecilia Meireles; Creche Amor e Luz; UMEI Angélica Araújo Costa; UMEI Cantinho da Descoberta; UMEI Professor Ruimar Bertelli Machado; Escola Municipal Ana Moura; Escola Municipal Clarindo Carlos Miranda; Escola Municipal Limoeiro; e Creche Santa Terezinha.

O programa tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção à saúde, de prevenção de agravos, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens da rede pública de ensino.

Temas

Para isso, reúne uma série de temáticas relevantes para serem trabalhadas no contexto brasileiro, sendo elas: Saúde Ambiental desenvolvido no mês de março, Verificação da Situação Vacinal, no mês de Abril, Teste de Acuidade Visual pela escala de Snellen e Promoção da Segurança Alimentar e Nutricional no mês de maio; Promoção das Práticas Corporais da Atividade Física e Lazer e Medidas Antropométricas (Peso e altura) no mês de Junho; Prevenção das Violências e dos Acidentes em Agosto ; Promoção e Avaliação da Saúde Bucal e Aplicação Tópica de Flúor em Setembro e Outubro. De acordo com o as datas pactuadas, no mês de março serão desenvolvidas ações de enfrentamento as arboviroses nas escolas: Creche Amor e Luz (18); EM Clarindo Carlos Miranda (19);  UMEI Cantinho da Descoberta (20/03); EM Ana Moura (21 e 25); UMEI Angelina Araújo Costa (25/03); EMI Cecília Meireles (26); UMEI Professor Ruimar Bertelli Machado; e EMI Monteiro Lobato (27).

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *