domingo, abril 28, 2024
DestaquesSaúde

UPA Geraldo dos Reis Ribeiro completa quatro anos

TIMÓTEO – A direção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas Geraldo dos Reis Ribeiro comemorou nesta sexta-feira (26) os quatro anos de funcionamento da unidade localizada o bairro Primavera, em Timóteo. A data representa um marco na saúde pública do Município pela sua importância nos atendimentos de urgência e emergência. A unidade foi inaugurada em 27 de janeiro de 2020.

O diretor da UPA Belmiro Costa destacou que está à frente da instituição desde o início e que ela veio para transformar a forma de atendimento à população que anteriormente era atendida no Centro de Saúde João Otávio e funcionava de forma improvisada. “Foi uma luta muito grande chegar até aqui. Era um grande sonho da população contar com um equipamento qualificado em termos de atendimento em saúde, resolutivo e humanizado para todo o Vale do Aço”, descreveu.

Segundo explicou o diretor no início foi feito um planejamento estratégico para implantar esse novo modelo cujo objetivo era tornar a UPA referência no Vale do Aço. “Felizmente ultrapassamos essas expectativas e hoje a UPA Geraldo dos Reis Ribeiro é a única de Minas Gerais a contar com o Nível 2 – Acreditado Pleno da Organização Nacional de Acreditação Hospitalar (ONA) e uma das cinco UPA´s de todo o Brasil que possui essa qualificação. Isso diz muito sobre o comprometimento de todos os profissionais que atuam aqui. Nesse sentido é necessário fazer um agradecimento de público a toda nossa equipe”, destacou Belmiro Costa.

O equipamento de saúde e seus profissionais foram fundamentais no enfrentamento à pandemia por Covid-19, entre os anos de 2020 e 2022, doença respiratória causada pelo vírus SARS-CoV-2, e considerada uma das principais crises sanitárias mundial da nossa época. Esse equipamento público tem disso fundamental também como retaguarda no atendimento à epidemia da dengue e chikungunya.

Embora a sua capacidade inicial de atendimento era de 200 pessoas/dia, a média diária é de aproximadamente 250 usuários o que nesses quatro anos é possível contabilizar que mais de 400 mil pessoas tenham passado por suas dependências; ou seja mais de quatro vezes a população de Timóteo.

“Hoje é difícil imaginar a saúde de Timóteo sem essa UPA”, resume a secretária municipal de Saúde de Timóteo, Ana Paula Campos. Ela relembra que quando passou a integrar a equipe da secretaria a UPA havia acabado de ser inaugurada depois de um grande desafio que foi a retomada e finalização da construção do prédio e cuja obra havia ficado paralisada por 9 anos. “Foi preciso muito esforço do prefeito Douglas Willkys e do então secretário Eduardo Morais junto ao governo do Estado e do governo federal para tirar essa UPA do papel. Hoje é com muita alegria e orgulho que estamos aqui vivenciando esse momento importante e agradecer a toda a equipe pelo empenho e dedicação que vocês fazem na gestão assistencial em saúde”, pontuou Ana Paula.

Quem também se disse muito feliz em poder compartilhar a celebração pelos quatro anos da UPA foi a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Maria Petronilha, que acompanhou de perto toda a mobilização para que finalmente a unidade saísse do papel. “Até a inauguração da UPA, nós conselheiros, tínhamos muita insegurança pois víamos que não existia muito compromisso dos antigos gestores do município com a saúde pública. Em nome do Conselho fico muito feliz com o comprometimento de vocês, profissionais da UPA, e o que vocês representam para a nossa população. Isso é ser cristão; é ser cidadão e pensar no bem do próximo”, disse Maria Petronilha.

Estrutura

A UPA de Timóteo é do Tipo 2, nível 5 e funciona 24 horas por dia, 7 dias da semana, com 6 médicos: sendo 3 médicos (dois clínicos e um pediatra) no período diurno e outros 3 médicos (dois clínicos e um pediatra) no período noturno.

A UPA 24h é a unidade completa para atendimentos de casos de urgência e emergência. Ela funciona com 11 leitos de estabilização, 3 leitos de urgência, além de clínica médica e pediátrica 24 horas por dia. Ao todo são 104 colaboradores, entre parte administrativa e médicos.

Histórico

A homologação para a construção da UPA de Timóteo pelo Ministério da Saúde ocorreu em 2011 e a primeira ordem de serviço para o início da sua construção foi assinada em março de 2014 com um custo estimado em R$ 2,6 milhões. Em fevereiro de 2018, uma nova ordem de serviço foi assinada, após mais de dois anos e seis meses de obra paralisada.

Ao assumir a atual gestão da Prefeitura de Timóteo em 13 de julho de 2018, o prefeito Douglas Willkys colocou como prioridade do seu mandato a conclusão de todas as obras que estavam paradas no Município, entre as quais a UPA. Ao final, o valor total da obra da UPA ficou em R$ 3,7 milhões.

ONA e Top Quality Diamante

O que tem contribuído para a melhoria nos processos e procedimentos da unidade é a busca contínua pelo aperfeiçoamento técnico e capacitação dos profissionais, entre outras iniciativas. Dentro dessa política de melhoria contínua a UPA Geraldo dos Reis Ribeiro recebeu em novembro deste 2023 da Organização Nacional de Acreditação Hospitalar (ONA) o Nível 2 – Acreditado Pleno.

Dois meses antes, a atuação das equipes de colaboradores da UPA Geraldo dos Reis Ribeiro já havia sido reconhecida por meio da entrega do prêmio Top Quality Diamante, concedido em setembro pela empresa MFC Consultoria e Educação Corporativa. Essa premiação é resultado do Programa 5S implementado na UPA do Primavera cuja metodologia é fundamentada em uma visão da qualidade, ética, produtividade, evolução permanente, processos de gestão e humanização na área de saúde.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *