segunda-feira, abril 29, 2024
DestaquesSaúde

Seminário aborda combate à dengue, zika e chikungunya na região de Secretaria Regional de Saúde de Coronel Fabriciano

FABRICIANO – No último dia 25 de janeiro, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Coronel Fabriciano promoveu um seminário abrangente com o objetivo de fortalecer as ações de combate às arboviroses na região, reunindo profissionais de saúde dos 35 municípios da área de abrangência. Este evento foi bastante importante para aprimoramento das estratégias de enfrentamento dessa endemia, visando a redução da taxa de incidência na área.

O seminário ofereceu um espaço informações e capacitação prática, reunindo equipe multifuncional da saúde. Os temas discutidos abordaram desde estratégias de coleta de amostras até ações de campo, notificação de casos e óbitos, além da alocação de recursos financeiros. Essa diversidade de tópicos ressalta a importância desses aspectos no enfrentamento efetivo das arboviroses, como dengue, zika e chikungunya.

Micheli Egydio, referência técnica de arboviroses, concluiu que o seminário conseguiu aproximar e integrar os profissionais dos municípios com a equipe do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da SRS Coronel Fabriciano. “Considerando o cenário epidemiológico atual, além da integração entre as instâncias estadual e municipal, o evento buscou identificar as potencialidades e as fragilidades do território e as habilidades dos profissionais para transformar as condições de saúde da população”, pontuou.

André Luiz Custódio de Paula, superintendente da Regional de Saúde da (SRS) de Coronel Fabriciano, ressaltou que é fundamental o alinhamento de estratégias, a troca de informações e a discussão de medidas efetivas de controle e prevenção das doenças causadas pelo Aedes. “Precisamos nos mobilizar cada vez mais para diminuir os impactos causados frente ao alto número de casos”, completou.

Durante o evento foram ressaltadas medidas estratégicas cruciais, incluindo palestras do setor de Endemias e Vigilância em Saúde, abordando a análise do cenário epidemiológico,  ações a serem intensificadas, notificação dos casos e manejo clínico. Foi destacada a importância da união de esforços governamentais e  participação ativa da comunidade para a melhoria contínua no combate às arboviroses.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *