segunda-feira, abril 29, 2024
DestaquesPolítica

Prefeitura de Ipatinga publica edital de licitação para início das obras do Mercado Central

IPATINGA – Após superação de um minucioso processo burocrático e conclusão de adequações de projeto determinadas por exigências na esfera federal, a Prefeitura de Ipatinga abriu na última sexta-feira (22) o edital de concorrência eletrônica para a construção do Mercado Central planejado para o município. A abertura das propostas deverá ser feita no dia 12 de abril.

O estágio alcançado para operacionalização da obra foi comemorado pelo prefeito Gustavo Nunes: “Trata-se de mais uma conquista histórica para a nossa população. Acreditamos que toda a sociedade terá muito a ganhar e, claro, a economia do município se fortalece ainda mais, significando criação de oportunidades de empregos e renda para os cofres municipais. Uma grande cadeia de negócios será aquecida, desde o setor de alimentação, passando pela construção civil, o transporte, o armazenamento, o comércio de uma maneira geral, até o turismo”, sintetizou o chefe do Executivo ipatinguense.

O sonho do Mercado Municipal é antigo, observam pioneiros da cidade, lembrando que ainda na década de 70 o benefício chegou a ser fisicamente materializado com uma grande construção no bairro Iguaçu. Contudo, após vários anos a edificação se tornou um “elefante branco”, com desvio de finalidade, até ser vendida à iniciativa privada.

O projeto

“O atual governo de Ipatinga está avançando com um projeto estratégico para a região do Novo Centro, marcando a decisão de reservar uma área significativa ao longo da avenida Zita de Oliveira para a construção do novo Mercado Central. Esta iniciativa demonstra um compromisso claro com o desenvolvimento local”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Dijalma Pires.

“Com um terreno abrangendo 1.741 m² e recursos federais da ordem de aproximadamente R$ 14 milhões disponibilizados para a execução, a visão é criar um espaço dinâmico e multifuncional que atenda às necessidades da comunidade”, ele acrescenta.

O complexo de compras planejado incluirá um amplo estacionamento, estandes e até 100 lojas. Está previsto que o mercado ofereça grande variedade de produtos, desde hortifrutigranjeiros até especiarias. Essa diversidade de oferta não só promete enriquecer a vida dos cidadãos, mas também impulsionar o setor econômico local.

Um aspecto notável desse empreendimento é o modelo de autogestão proposto. Ao adotar essa abordagem, o mercado central não só se integra à dinâmica do comércio popular, mas também abre portas para a criação de empregos diretos e indiretos, conforme enfatizado pelo prefeito Gustavo Nunes.

“Assim, essa iniciativa não se limita apenas à construção de um espaço físico, mas representa um investimento estratégico na vitalidade econômica e social de Ipatinga, refletindo o compromisso contínuo do governo municipal com o progresso e bem-estar da comunidade”, salienta ainda o chefe do Executivo.

 Edital

Conforme o edital, a partir da data de assinatura do contrato a empresa vencedora da licitação terá o prazo de cinco dias corridos para início dos serviços. O prazo inicial estabelecido para execução da obra é de um ano, mas há possibilidade de prorrogação.

No aviso de publicação lançado na edição do Diário Oficial da última sexta-feira consta que o edital sobre a construção pode ser acessado nos endereços eletrônicos www.ipatinga.mg.gov.br/licitacoes e www.gov.br/compra/pt-br e https://www.gov.br/pncp/pt-br. Outras informações devem ser solicitadas na Seção de Compras e Licitações (31-3829-8240), entre 8 às 18h, na sede da Prefeitura, à avenida Carlos Chagas, nº 789, Cidade Nobre.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *