quarta-feira, abril 17, 2024
DestaquesSaúde

Prefeitura de Ipatinga promove eventos especiais para evidenciar cuidados com autistas

IPATINGA – A Prefeitura de Ipatinga organizou uma série de eventos nesta terça-feira (2), em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, dando ainda mais visibilidade para as políticas de inclusão que têm sido desenvolvidas pelo governo municipal.

A Secretaria de Educação promove atividades que incluem uma roda de conversa e uma intervenção teatral especial para pais de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), em colaboração com o CIA (Centro de Integração Autista de Ipatinga), às 15h30, na escola Jaime Morais Quintão, no bairro Jardim Panorama. Às 18h, profissionais e alunos da E. M. Deolinda Tavares Lamego realizam uma ação de panfletagem e concretização no campo do Itamaraty. Às 19h, haverá uma roda de conversa sobre o tema também na Escola Municipal Deolinda no Bethânia. As demais escolas seguem com programações de conscientização sobre o TEA ao longo da semana.

Durante a manhã desta terça, a Unidade de Saúde do bairro Veneza realizou uma caminhada de conscientização com a participação de pais e pessoas com TEA.

Práticas de cuidado

Já no próximo dia 10, uma quarta-feira, será a vez da Secretaria de Saúde realizar a palestra “Diálogos sobre Autismo e Saúde Mental: Um convite à Reflexão e à Ação nas Políticas Públicas”. Este evento é um chamado para um diálogo na construção de políticas públicas voltadas para o autismo no município, com a presença do psiquiatra infantil Rossano Cabral Lima, profissional com significativa atuação nas Políticas Públicas de Saúde Mental Infantojuvenil. Será no auditório da Faculdade de Medicina Afya “Ipatinga”, das 12h30 às 17h, e incluirá apresentações de práticas de cuidado no campo da atenção psicossocial voltadas para autistas e seus familiares.

Essas ações representam momentos importantes e simbólicos para a cidade, demonstrando o compromisso da administração com políticas públicas inclusivas. É também uma oportunidade para que as pessoas com TEA e suas famílias ocupem espaços públicos de maneira afirmativa.

NATEA em fase final

O Núcleo de Atenção ao Transtorno do Espectro Autista – NATEA, que funcionará na antiga UBS do Jardim Panorama (rua Vitória, 85), está na fase final de construção, com previsão de entrega das obras em junho. Este equipamento, muito esperado por pais e familiares de pessoas com TEA, será uma referência em Minas Gerais, oferecendo atendimento completo pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Com uma área construída de 558 m² e um investimento de mais de R$ 800 mil, o NATEA contará com 16 salas, onde os usuários receberão atendimento de uma equipe multiprofissional, composta por psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, médicos, nutricionistas e terapeutas ocupacionais, entre outros.

O NATEA estará focado no atendimento de pessoas com TEA na faixa etária de um a 12 anos, priorizando as crianças até seis anos, embora outros grupos etários também sejam acolhidos.

O prefeito Gustavo Nunes ressalta que a implantação do Núcleo é resultado de uma parceria com o Ministério Público, contribuindo significativamente para um diagnóstico precoce mais preciso do autismo, seguido de tratamento com acompanhamento adequado.

“A criação deste centro de referência reforça nosso compromisso com todas as nossas crianças. Nosso objetivo é garantir um atendimento responsável e acolhedor, oferecendo todo o suporte necessário para elas e suas famílias”, destacou o chefe do Executivo.

O secretário de Saúde do município, Walisson Medeiros, destaca que os profissionais que atuarão no Núcleo seguirão métodos de terapias voltados para análise do comportamento e pesquisas de intervenção eficazes no tratamento de pacientes com TEA.

“O NATEA será um centro de referência em assistência terapêutica avançada, proporcionando às pessoas com TEA acesso a cuidados de saúde de alta qualidade. Estamos comprometidos em oferecer o melhor atendimento possível e o Núcleo será fundamental para alcançar esse objetivo”, garantiu.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *