sábado, abril 27, 2024
DestaquesPolítica

PDT realiza encontro municipal em Ipatinga com homenagem à Leonel Brizola

IPATINGA – O PDT Ipatinga realiza no dia 27/2, às 19h, o encontro municipal que tem como tema PDT: 20 anos sem Brizola. O evento será realizado no Auditório da OAB visando recepcionar os novos filiados ao partido. Dentre as presenças confirmadas, estão a da Secretária Geral do PDT em Minas Gerais e Vice-Presidente Nacional do PDT, Sirley Soalheiro, e de Daniel Cristiano. Segundo colocado na eleição para Prefeito de Ipatinga em 2018, Daniel, que é vice-presidente municipal da legenda, vem sendo apresentado pelo partido para compor a chapa majoritária no pleito deste ano.

Outro propósito do evento é homenagear Leonel Brizola, “um brasileiro que lutou incansavelmente pela soberania do nosso país e pela emancipação social do nosso povo”, comenta Daniel Cristiano.

Em relação ao pleito deste ano, o vice-presidente do PDT ipatinguense esclarece que o grupo dirigente do partido deliberou em meados de 2023 pelo apoio à pré-candidatura do ex-prefeito Nardyello Rocha “com quem vem mantendo um diálogo permanente e respeitoso com vistas à construção de um projeto transformador para Ipatinga”. Na sequência, Daniel Cristiano pondera que “ainda não há uma definição sobre a vaga de vice-prefeito. “O PDT colocou o meu nome à disposição. Sinto que reúno todas as condições para compor a chapa majoritária de forma competitiva, agregando a experiência e os valores que construí ao longo da minha trajetória política.  No entanto, queremos construir uma frente ampla, democrática e plural por vários partidos que irão definir a chapa de prefeito e vice-prefeito no pleito de 2024”, finaliza Daniel Cristiano.

HISTÓRIA

O PDT – Partido Democrático Trabalhista surgiu em 17 de junho de 1979, em Lisboa, fruto do encontro dos trabalhistas no Brasil com os trabalhistas no exílio, liderados por Leonel Brizola. Seu objetivo era reavivar o PTB, Partido Trabalhista Brasileiro, criado por Getúlio Vargas, presidido por João Goulart e proscrito pelo Golpe de 1964. No entanto, uma manobra jurídica, patrocinada pela ditadura, conferiu a sigla PTB a um grupo alinhado à Ditadura. O grupo formado por trabalhistas autênticos, liderados por Leonel Brizola, Doutel de Andrade, Darcy Ribeiro e outros e reuniram no Palácio Tiradentes, sede da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, nos dias 17 e 18 de maio de 1980, para o Encontro Nacional dos Trabalhistas e anunciaram a adoção de uma nova sigla para o partido – PDT.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *