quarta-feira, abril 17, 2024
CidadesDestaques

OAB promove 1º Seminário de Direto Cooperativo em Governador Valadares

GOVERNADOR VALADARES – Na próxima terça-feira (05/03) a 43ª Subseção da OAB/MG Governador Valadares por meio de sua Comissão de Direito Cooperativo realizará o 1º Seminário de Direito Cooperativo, no auditório da Fadivale, a partir das 19h. O evento tem o objetivo de refletir sobre o papel do Direito Cooperativo, bem como sobre a importância do movimento cooperativista em nossa região.

Em 2023, a Subseção da OAB de Governador Valadares instituiu a Comissão de Direito Cooperativo, a partir daí viu-se a oportunidade de promover ações de difusão da filosofia cooperativista em Governador Valadares, como foco no Direito Cooperativo, sendo o seminário um dos objetivos a serem alcançados.

Neste I Seminário, os participantes terão a oportunidade de conhecer a organização do Cooperativismo Brasileiro e sua relevância no desenvolvimento do país, estado e município por meio das palestras que serão ministradas por renomados operadores do Direito e especialistas em Cooperativismo.

Com a abordagem dessas temáticas, ficará evidente a importância do modelo cooperativo: “Muitos números comprovam a eficácia do cooperativismo na promoção de qualidade de vida e redução de desigualdades. Hoje praticamente 10% da população brasileira está vinculada ao cooperativismo de alguma forma, porque de fato, é um modelo que traz resultados financeiros positivos, mas principalmente, busca a valorização e desenvolvimento das pessoas”, afirma Gilmar de Oliveira (Presidente da Comissão de Direito Cooperativo da 43ª Subseção), que faz parte do modelo cooperativista desde 1997.

Um pouco da história do  cooperativismo que surgiu na Inglaterra, com a união de grupo de 28 tecelões  onde efetivamente fundaram  a primeira cooperativa moderna do mundo (1844). De lá pra cá, o modelo cooperativista já alcançou mais de 150 países, e atualmente emprega mais de 280 milhões de pessoas, além de contar com R$ 1,2 bilhão de cooperados e/ou associados em todo o planeta. No Brasil, o cooperativismo gera mais de 500 mil empregos diretos nas quase 5 mil cooperativas atuantes, que juntas somam praticamente R$ 1 trilhão de ativos.

O Cooperativismo foi definido pela Constituição Federal de 1988 como modelo de negócio essencial no desenvolvimento econômico do Brasil. “O cooperativismo é fundamental para o nosso país, o com o Seminário de Direito Cooperativo, temos o intuito de difundir a modelo cooperativista em nossa região, sabendo que ele é capaz quebrar paradigmas e proporcionar desenvolvimento econômico e pessoal milhares de pessoas”, afirma Oliveira.

Aos participantes será emitido certificado com a carga horária de 4 hora/aula. As inscrições para o Seminário de Direito Cooperativo podem ser realizadas através da plataforma EVEN3:  https://www.even3.com.br/1-seminario-de-direito-cooperativo-438345/.

 

 

Serviço:

Evento: Seminário de Direito Cooperativo

Data e horário: 05/03 – 19h às 22h

Local: Auditório da Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce (Fadivale), R. Dom Pedro II, 244 – Centro, Governador Valadares.

Instagram da Comissão: @direitocooperativooabgv

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *