quarta-feira, abril 17, 2024
DestaquesSaúde

AVANÇO NA SAÚDE: População de Timóteo receberá o serviço de fornecimento de medicamentos especiais

TIMÓTEO – A partir desta sexta-feira (01/03), os munícipes de Timóteo passaram a contar com o serviço de fornecimento de medicamentos especiais, geralmente destinados ao tratamento de doenças raras, de baixa prevalência ou de uso crônico prolongado. O atendimento será realizado na Farmácia Central, no Centro Norte, que também mantém o serviço de fornecimento de medicamentos da lista básica da rede municipal de saúde. A Prefeitura de Timóteo, por meio da Secretaria de Saúde, aderiu à política de descentralização do fornecimento de componentes especializados (medicamentos especiais) implantada pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais.

Antes, esse serviço era centralizado na Superintendência Regional de Saúde de Coronel Fabriciano.  “Timóteo aderiu a essa política para facilitar o acesso a esses medicamentos, beneficiando toda população. Agora, todas as etapas de solicitação, retirada e renovação dos processos administrativos serão realizadas no município, evitando o deslocamento dos usuários para a cidade vizinha”, explica a subgerente da Assistência Farmacêutica Municipal, Cristiane Lana. A implantação da descentralização do fornecimento de medicamentos especiais para os municípios foi iniciada em 2021 pelo Ministério da Saúde.

O novo serviço funcionará na Farmácia Central, localizada na Rua 15 de Novembro, nº 35, de segunda a sexta-feira, as 7:15 às 12:45. Neste horário, será feito o recebimento de novos documentos, montagem de novos processos, dispensação de medicamentos e orientações sobre os processos em andamento. Na parte da tarde, o expediente será interno para a realização dos procedimentos burocráticos do serviço, como o cadastramento dos pacientes, alimentação do Sistema Integrado de Gerenciamento da Assistência Farmacêutica (SIGAF) entre outras ferramentas no âmbito do Sistema Único de Saúde em Minas Gerais.

A Regional de Saúde já transferiu os processos dos usuários e os medicamentos a serem dispensados para o município de Timóteo. Atualmente, cerca de mil processos administrativos estão em andamento no serviço de fornecimento de componente especializado. Os componentes especializados, normalmente, são medicamentos que têm um custo unitário bem elevado e sua distribuição é definida por protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas publicadas por meio do Ministério da Saúde.

A equipe da Farmácia Central foi capacitada para orientar e operacionalizar os novos procedimentos, atendendo com qualidade os usuários. Além do atendimento presencial, a unidade disponibiliza o whatsapp (31) 998284357 para informações por meio de mensagens de texto.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *