sábado, abril 27, 2024
DestaquesSaúde

Fabriciano fortalece ações e “fecha o cerco” contra o mosquito transmissor da dengue e chikungunya

Equipes vão vistoriar casas e eliminar potenciais focos do Aedes aegypti; Cinco UBSs já funcionam em horário estendido para atender pessoas com sintomas de arboviroses

FABRICIANO – A Prefeitura de Coronel Fabriciano preparou uma verdadeira força-tarefa para combater à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor das arboviroses (dengue, chikungunya e zika) e impedir que mais pessoas sejam infectadas pelas doenças no município.

A partir desta quinta-feira, 25/1, equipes das secretarias de governança da Saúde, de Obras e Limpeza Urbana, e de Planejamento – por meio da Coordenação de Fiscalização e Posturas –, vão atuar de forma integrada. O mutirão será realizado em toda a cidade, sendo priorizados os bairros e locais com maiores índices de infestação do mosquito e casos da doença.

Casas, imóveis comerciais, lotes vagos serão vistoriados para identificar e eliminar possíveis focos do mosquito. Os inservíveis retirados desses locais serão recolhidos no mesmo dia pela equipe da limpeza urbana. As equipes também farão aplicação de inseticida termonebulizador (fumacê) e tratamento de depósitos como caixa d’ água, tambor e tonéis. A população também será orientada a evitar a proliferação do Aedes aegypti.

O secretário de Governança da Saúde, Ricardo Cacau, explica que cerca de 200 funcionários da Prefeitura de Fabriciano estão diretamente envolvidos na ação. Conjunta. Toda equipe que atua no setor de endemias, com destaque para os Agentes Controle de Endemias (ACEs), e os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) foram escalados.

“Vale do Aço é uma região endêmica para arboviroses e, por isso, Fabriciano faz um trabalho de prevenção contínuo durante o ano todo. Agora, estamos fortalecendo e ampliando serviços. Nossas equipes se uniram e vão para as ruas, visitar todos bairros e casas para combater o mosquito. Por isso, pedimos a população para receber bem os nossos agentes, fazer a sua parte e unir forças para combater as arboviroses”, convoca o secretário de Governança de Saúde, Ricardo Cacau

LOTES VAGOS E PONTOS ESTRATÉGICOS

Durante o mutirão, os pontos estratégicos terão atenção especial das equipes. São eles: ferros velhos, oficinas, borracharias, acumuladores etc. A gerente de Vigilância em Saúde, Vânia Tavares, explica como será o trabalho nestes locais. “Além de vistoriar e eliminar, sempre que possível, potenciais criadouros do Aedes, a equipe fará o bloqueio com UBV.”

A Prefeitura também fará a limpeza e capina de lotes vagos nos casos em que o proprietário já tenha sido autuado sem sucesso. Vale lembrar que a manutenção e limpeza de imóveis particulares, seja casa, imóvel comercial ou lote, é de responsabilidade do proprietário e deve ser realizada a cada três meses. Conforme a Lei Municipal 4.483/2023, em caso de descumprimento, o proprietário do lote será notificado e está sujeito à multa e até ter o lote arrematado pelo município. Só este ano, a coordenação de Fiscalização e Posturas já fez 520 autuações por causa deste problema.

MAIS AÇÕES JÁ ADOTADAS

A ação conjunta iniciada esta semana se soma às diversas medidas já adotadas pelo município no combate às arboviroses. O secretário de Saúde, Ricardo Cacau, lembra que desde o início do ano, o fumacê UBV está circulando nos bairros e, em parceria com a Secretaria de Obras, o calendário de capina e limpeza nos bairros tem sido antecipado.

Cinco Unidades de Saúde vão atender em horário estendido pacientes com sintomas de arboviroses

A Prefeitura também reforçou equipes e medidas para atender e tratar os pacientes de arboviroses com agilidade e qualidade. A partir desta quarta-feira, 24/1, cinco Unidades Básicas de Saúde (UBSs) funcionarão como “Referência para Arboviroses” e terão horário de atendimento estendido.

São elas: UBS do Centro, Caladinho de Cima, Mangueiras, Floresta e Santa Cruz. As unidades vão funcionar até às 18h. Das 16h às 18h, o atendimento será exclusivo, para pacientes com suspeita ou sintoma de dengue, zika e chikungunya. Os principais sintomas de arboviroses são: febre, dores no corpo, dor de cabeça e manchas vermelhas na pele.

“A partir do momento que visualizamos uma maior demanda nas unidades, tivemos a necessidade de ampliar o horário. Será mais uma porta aberta para os pacientes que precisam de atendimento e estão com sintomas. As unidades funcionarão com equipe completa, inclusive, com a farmácia funcionando no horário. Ou seja, o paciente será atendido, medicado ou com a medicação para tomar em casa”, detalha a gerente da Atenção Básica, Tatiana Cunha.

A profissional lembra que as Unidades Básicas de Saúde que serão referência para arboviroses funcionarão normalmente das 7h às 16h para os tipos de demanda da população. “No horário estendido, das 16h às 18h, só se estiverem com sintomas de arboviroses”, reforça a profissional.

O município também conta com a UPA 24 Horas e o Hospital Dr. José Maria Morais, com funcionamento 24 horas. As unidades voltadas para atendimentos de urgência e emergência também já tiveram seus quadros de profissionais reforçados. A orientação da Saúde é que o usuário só procure a UPA ou HJMM em caso de piora no quadro clínico ou quando as UBSs não estiverem funcionando.

CASOS DAS DOENÇAS

Segundo dados epidemiológicos da Secretaria de Governança da Saúde/Gerência de Vigilância em Saúde, o município registrou 1.100 casos de dengue entre o dia 5 de novembro de 2023 e 13 de janeiro de 2024. Já o total de notificações com sinais característicos de chikungunya: no mesmo período, foram 3.845 casos – só nos primeiros 15 dias deste ano, foram 1.283 notificações da doença.

Vale ressaltar que os dados do boletim da Situação Epidemiológica das Arboviroses referem-se aos pacientes notificados que buscaram os serviços de Saúde.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *