segunda-feira, abril 29, 2024
DestaquesSaúde

Dia D contra a dengue em Timóteo: Força-tarefa faz vistoria, recolhimento de inservíveis, limpeza de córrego

TIMÓTEO – Uma verdadeira força-tarefa envolvendo servidores de várias secretarias municipais, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e pessoal de trânsito foi mobilizada no último sábado (24) como parte do “Dia D” contra a dengue e chikungunya realizado em Timóteo e cuja ação transcorreu simultaneamente em todo o estado de Minas Gerais. A concentração ocorreu na UBS do Limoeiro de onde as equipes saíram para realizar as ações do Dia D.

A ação contou com a presença do prefeito de Timóteo Douglas Willkys; do vice-prefeito José Vespasiano Cassemiro –  Professor Vespa; dos secretários de Governo e Comunicação,  Eduardo Morais; de Saúde, Ana Paula Campos; de Obras, Sérgio Martins; de Assistência Social, Rosanna Borges; e do superintendente regional de Saúde, André Luiz Custódio da Penha, que também marcou presença no início das atividades representando o governo de Minas.

A ação foi concentrada nos bairros Limoeiro e Recanto Verde e reuniu mais de 100 servidores da Administração Municipal. Na entrada do bairro foi realizada uma blitz educativa com distribuição de material informativo aos motoristas. A Secretaria de Obras e Limpeza Urbana empenhou nessa ação 03 pás carregadeiras, 11 caminhões para a retirada dos inservíveis, 01 caminhão com triturador para processar galhadas, 02 caminhões pipas utilizados para lavar as praças, além das equipes de roçada, sendo que uma delas ficou dedicada na limpeza das margens do ribeirão existente entre o Limoeiro e o Recanto Verde.

Para a secretária municipal de saúde, Ana Paula Campos, essa mobilização foi importante para demonstrar à população o empenho do Município e do Estado no combate às arboviroses. “Com essa ação renovamos os nossos esforços no enfrentamento à dengue e chikungunya, mas a população também precisa participar e fazer a sua parte para que toda essa iniciativa surta o efeito desejado”, disse Ana Paula.

A observação da secretária foi compartilhada pela gerente de Vigilância em Saúde, Ana Amélia Camilo Soares. Para ela todos os moradores precisam ter consciência e trazer para si a responsabilidade na erradicação dos focos do mosquito Aedes aegypti. Todas as estratégias contribuem para diminuição de casos, mas cuidar de casa para que não haja foco é uma das medidas preventivas mais eficaz nessa luta.

Ana Amélia enfatizou que desde o mês de dezembro a Prefeitura de Timóteo vem realizando mutirões de limpeza e recolhimento de inservíveis na tentativa de reduzir os focos e as larvas do mosquito em toda a cidade. Além do próprio Limoeiro, já foram feitas ações no Macuco, no distrito de Cachoeira do Vale, Ana Moura, Bairro do Centro sul, dentre outros.  No Dia D realizado no de sábado também foi utilizado o carro com fumacê para reforçar a ação e carro de som, cumprindo parte da proposta de educação em saúde.

O superintendente regional de Saúde, André Luiz, por sua vez, lembra que a ação de sábado foi uma consequência do trabalho desenvolvido ao longo da semana com os técnicos dos municípios da área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde com a capacitação de manejo clínico e discussão do plano de contingência que culminou com o Dia D nas 28 regionais de saúde espalhadas por todo o Estado. “Importante destacar que o poder público está fazendo a sua parte de mobilizar, mas é fundamental que a população também se conscientize, haja vista que mais de 80% dos focos do mosquito estão dentro das casas”, pontuou o superintendente regional de saúde.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *