domingo, abril 28, 2024
DestaquesPolítica

Ciclo de debates na ALMG vai abordar a necessidade de valorização das mulheres

REDAÇÃO – “É tempo de reconhecer o valor das mulheres”. É com este lema que a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai marcar o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. Neste ano, o Sempre Vivas 2024 terá em sua programação o Ciclo de Debates: Precisamos falar sobre a (in)visibilidade das mulheres. O evento será realizado nesta terça-feira (5/3/24), a partir das 9h, e contará com a participação de parlamentares, especialistas e lideranças de movimentos sociais.

Ao longo de todo o dia, as participantes do ciclo de debates vão discutir questões como as condições de trabalho das mulheres, violência de gênero e desafios para a representatividade feminina na política. Também será debatida a invisibilidade do papel de cuidado imposto às mulheres, explicitando a sobrecarga mental, a geração sanduíche e o histórico da responsabilização das mulheres nas políticas públicas.

O ciclo de debates também vai marcar o início das atividades previstas no Acordo de Cooperação Técnica entre a Defensoria Pública, o Ministério das Mulheres e a ALMG, por meio da Procuradoria da Mulher, assinado em fevereiro. Esse acordo estabeleceu um regime de cooperação mútua para a execução do programa Mulheres em Foco, que incentivará a criação e o fortalecimento das Procuradorias da Mulher nas câmaras municipais mineiras.

As inscrições para participar do ciclo de debates podem ser feitas pelo Portal da Assembleia.

Sempre Vivas é realizado todos os anos pela ALMG

Sempre Vivas é uma iniciativa realizada todos os anos pela ALMG, por meio da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, em parceria com coletivos, entidades e órgãos ligados à pauta feminina. Neste ano, o tema do evento é o lugar da mulher na sociedade e como a sua invisibilidade dificulta o pleno exercício dos seus direitos humanos, especialmente nos espaços de poder. 

Além do ciclo de debates, na terça-feira (5) também será realizada a Feira Mulheres de Minas, das 9h às 18h, no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira. Será uma oportunidade de divulgar o talento das mulheres empreendedoras, que poderão comercializar produtos artesanais. 

Na sexta-feira (8), acontece na Praça Sete, em Belo Horizonte, o Circuito Sempre Vivas, com uma programação de debates, rodas de conversa e apresentações culturais, além de serviços oferecidos às mulheres. 

Por meio da campanha Assembleia Solidária, serão arrecadados produtos de higiene pessoal para serem distribuídos a mulheres em situação de vulnerabilidade. As doações serão recebidas no Hall Administrativo da ALMG entre segunda-feira (4) e sexta-feira (8). A iniciativa é uma parceria com o Consórcio de Promoção da Cidadania Mulheres das Gerais

Para marcar o Mês da Mulher na ALMG, a fachada do Palácio da Inconfidência, sede do Poder Legislativo, será iluminada com a cor lilás entre segunda (4) e domingo (10). Ao longo do mês, o Sempre Vivas terá ainda quatro encontros regionais no interior do Estado, em programação a ser definida.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *