sábado, abril 27, 2024
DestaquesSaúde

Anglo American desenvolve programa de saúde em municípios anfitriões do Minas-Rio

REDAÇÃO – Em alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), a Anglo American está promovendo um programa de saúde voltado para as comunidades anfitriãs do seu empreendimento Minas-Rio. A iniciativa já capacitou, até o momento, mais de 370 profissionais das secretarias de saúde, educação e assistência social dos municípios mineiros de Conceição do Mato Dentro, Alvorada de Minas e Dom Joaquim. 

Os treinamentos, que visam fortalecer políticas e serviços públicos de saúde da região, priorizam as metas do ODS 3, referente à saúde e bem-estar, com foco no controle de doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão, diabetes, câncer de mama e de colo de útero (meta 3.4); na prevenção do abuso de álcool, tabaco e outras drogas (meta 3.5); e na promoção da saúde sexual e reprodutiva da população (meta 3.7). 

 “Baseados em estudos técnicos, análises de dados e consultas junto ao poder público e às comunidades, iniciamos o trabalho focados nestas três temáticas do ODS 3 da ONU, visando assegurar condições para proporcionar uma vida saudável para a população em todas as idades. Este programa vai ao encontro do nosso propósito de reimaginar a mineração para melhorar a vida das pessoas e dos objetivos traçados em nosso Plano de Mineração Sustentável”, afirma Daniel Tito Guimarães, gerente de Sustentabilidade e Integração da Anglo American. 

 As capacitações, que foram iniciadas em junho do ano passado, estão sendo realizadas em parceria com ONGs e empresas especializadas, e envolvem agentes comunitários de saúde, auxiliares e técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos, psicólogos, pedagogos, assistentes sociais, odontólogos, recepcionistas e fisioterapeutas locais. Ao todo, foram destinadas, até o momento, quase 240 horas de treinamentos. “O programa também inclui o aprimoramento de ferramentas de gestão em saúde para as secretarias municipais, visando mais qualificação para a gestão da informação. Além disso, escolas públicas participam de ações educativas em saúde”, completa Tito.  

“Sou grata pela oportunidade de participar da capacitação sobre saúde sexual e reprodutiva. Por meio dela, conquistei uma nova visão da maneira de atuar junto às equipes e à comunidade”, afirma Suely Aparecida de Oliveira, nutricionista em Conceição do Mato Dentro. 

 Melhorias nos indicadores refletem mais investimento do SUS 

 A partir de 2019, foi implementado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) o programa Previne Brasil. Trata-se de um novo modelo para financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS) que leva em consideração três critérios: o número de pessoas acompanhadas nos serviços de saúde, em especial as que participam de programas sociais, crianças e idosos; a melhoria das condições de saúde da população; e a adesão a programas estratégicos, como o Conecte SUS (informatização). 

 “Com a alteração da forma de distribuição de recursos federais, o acompanhamento contínuo dos indicadores de saúde é determinante para a obtenção de resultados positivos. Portanto, quando promovemos capacitações em saúde, estamos contribuindo para que os municípios recebam mais recursos do SUS”, explica Tito.  

Mais capacitações 

Entre novembro e dezembro, a Anglo American realizou quatro diferentes capacitações voltadas para os municípios de Alvorada de Minas, Conceição do Mato Dentro, Congonhas do Norte, Dom Joaquim e Serro. Isso incluiu treinamentos de primeiros socorros com certificações internacionais; projeto de fortalecimento das políticas públicas no enfrentamento à violência contra mulheres; e projeto para aprimorar ações da rede de profissionais que atuam na garantia de direitos das crianças na região.  

Investimentos em saúde 

Em paralelo às capacitações do programa, a Anglo American segue apoiando as comunidades do Minas-Rio, por meio de convênios que visam contribuir para o custeio operacional de hospitais e serviços de saúde, com destinação de recursos para Conceição do Mato Dentro, Alvorada de Minas, Dom Joaquim e Serro (MG).  

 Recentemente, a companhia também doou equipamentos de RT e PCR para a Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte (MG). Esses aparelhos foram adquiridos pela mineradora no período da pandemia da Covid-19, para otimizar resultados de testes para empregados, familiares e comunidades e, agora, serão usados pela instituição de saúde da capital mineira. A Anglo American também realizou instalação e calibração dos dispositivos, além de treinamento para a equipe da Santa Casa. 

  Equipamentos foram doados à Santa Casa de Belo Horizonte (MG). 

Sobre a Anglo American 

 A Anglo American é uma empresa líder global em mineração e nossos produtos são essenciais em quase todos os aspectos da vida moderna. Nosso portfólio de operações competitivas de classe mundial, que inclui uma ampla gama de opções de desenvolvimento futuro, fornece metais e minerais para um mundo mais limpo, mais verde e mais sustentável, atendendo ao rápido crescimento das demandas diárias de bilhões de consumidores. 

Com nossas pessoas no coração dos nossos negócios, utilizamos práticas inovadoras e as mais recentes tecnologias para descobrir novos recursos e minerar, processar, movimentar e comercializar nossos produtos, os quais possibilitam a vida moderna para os nossos clientes – de forma segura, responsável e sustentável. 

 Como produtora responsável de cobre, níquel, metais do grupo da platina, diamantes (por meio da De Beers), minério de ferro de qualidade premium e carvão metalúrgico para siderurgia, além do projeto de nutrientes naturais em desenvolvimento, estamos comprometidos em atingir a neutralidade nas emissões de carbono em nossas operações até 2040. De forma mais ampla, por meio de nosso Plano de Mineração Sustentável, estamos comprometidos com uma série de metas desafiadoras para garantir que trabalhemos em prol de um meio ambiente saudável, desenvolvendo comunidades prósperas e construindo confiança como líder corporativo. 

Trabalhamos em conjunto com nossos parceiros de negócios e diversas partes interessadas para liberar o potencial do valor sustentável que esses recursos representam para as comunidades e países onde operamos, para nossos acionistas, além da sociedade como um todo. A Anglo American está reimaginando a mineração para melhorar a vida das pessoas. 

 

 

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *