domingo, abril 28, 2024
DestaquesMeio Ambiente

Ambientalistas identificaram que o animal atropelado em Dionísio não era uma Onça-Pintada e sim, uma Jaguatirica

 

DIONÍSIO – A notícia que publicamos ontem dando conta do atropelamento de uma Onça-Pintada na terça-feira (12) na estrada de mata de eucalipto de propriedade ArcelorMittal, via de acesso ao Distrito de Conceição de Minas, município de Dionísio (MG), próximo ao povoado de Caparaó, na realidade se trata de uma Jaguatirica. Esses animais destacam-se por seu padrão de pelagem que lembra o da onça-pintada, possuindo pelos amarelados com manchas escuras. Nas Jaguatiricas, no entanto, a manchas negras tendem a formar rosetas abertas e que se juntam e formam bandas nas laterais do corpo. Assim como em outros animais que presentam esses padrões em pelagens, as manchas na Jaguatirica funcionam como a nossa impressão digital, por serem únicas.

O ponto em que a Jaguatirica foi encontrado fica próximo à Lagoa do Jacaré, do Parque do Rio Doce e de alguns ribeirões. Conforme informou os moradores da localidade do Caparaó, não é comum ter notícias de atropelamentos de animais na estrada. Eles informaram que a presença dos bichos (Anta, Onça, Jaguatirica, Capivara, Pacas e Queixada) é sempre registrada por pegadas nos bancos de areia às margens dos córregos e lagoas. “Com exceção das Onças, os demais bichos são sempre visualizados nas redondezas”, afirmou Genival da Silva.

Características da Jaguatirica

A Jaguatirica é um animal pertencente ao filo Chordata, classe Mammalia, ordem Carnivora, família Felidae, gênero Leopardus e espécie Leopardus pardalis. Trata-se de uma das espécies de felinos neotropicais mais conhecidas cientificamente, sendo um dos motivos para esse título sua grande distribuição geográfica.

A Jaguatirica é um animal que apresenta porte médio, com comprimento variando entre 67 e 101, 5 cm e uma cauda que representa cerca de 46% do comprimento do seu corpo. Machos são, em geral, mais pesados que as fêmeas, sendo que o peso das Jaguatiricas varia entre 6,6 e 18,6 kg. Vale salientar que o peso desses felinos varia de acordo com o habitat em que ocorrem, sendo maiores quando estão em ambientes florestais.

São animais solitários e territoriais. A atividade da espécie é tipicamente noturno-crepuscular. Entretanto, a Jaguatirica pode também ser ativa durante o dia. Contudo, normalmente, as Jaguatiricas dormem durante o dia em ocos de árvores e em arbustos. São animais habilidosos quando o assunto é escalar, saltar e nadar. As Jaguatiricas podem viver na natureza cerca de dez anos. Já em cativeiro, essa expectativa de vida pode chegar aos 20 anos.”

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *