domingo, abril 28, 2024
DestaquesEducaçãoEsporte

A APAE de Timóteo recebe prêmio “Dr. Eduardo Barbosa”

TIMÓTEO – A Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais (FEAPAES-MG), por meio do Instituto de Ensino e Pesquisa Darci Barbosa (IEP-MG), promoveu o Seminário de Boas Práticas das Apaes de Minas Gerais realizado de forma remota nos dias 27 e 28 de setembro de 2023. A APAE de Timóteo participou representando o Conselho Regional do Vale do Aço e Rio DoceO trabalho apresentado pela entidade timotense foi o “Programa do Esporte Especializado Cre Ser”, classificado em terceiro lugar e contemplado com o prêmio “Dr. Eduardo Barbosa”.

 As categorias avaliadas na premiação foram Assistência Social, Gestão, Habilitação e Reabilitação da Pessoa com Deficiência Intelectual e Autismo e na área da Habilitação e Reabilitação da Pessoa com deficiência Física, Auditiva e Visual, Educação e Educação ao Longo da Vida.

“Os trabalhos classificados receberão o   Prêmio ‘Dr. Eduardo Barbosa’, justa homenagem ao legado em defesa das políticas dos direitos e da política de inclusão da pessoa com deficiência deixado pelo médico Barbosa”, destaca Vânia Lamas, presidente da APAE de Timóteo. Falecido em agosto desde ano, Eduardo Barbosa, além de médico, atuava na política como deputado federal, dedicando a sua vida ao movimento Apaeano e às pessoas com deficiência.

Projeto premiado

O Seminário de Boas Práticas teve 91 trabalhos apresentados por APAEs de vários municípios do Estado. Os trabalhos foram avaliados por um comitê técnico científico por pessoas renomadas na área da deficiência. O trabalho apresentado pela APAE de Timóteo foi o “Programa do Esporte Especializado Cre Ser”, coordenado pelo Professor Bruno Flávio de Moura Justino, que vem obtendo resultados de destaque pelos atletas participantes, tanto no quesito de formação quanto de identificação das potencialidades e habilidades no esporte.

O trabalho foi apresentado na categoria Assistência Social e classificou-se em terceiro lugar. “Consideramos que o trabalho da APAE foi premiado, e também a  atuação da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social do município pelo alcance das ações na defesa de direitos da criança e adolescente e da pessoa com deficiência”, salienta a presidente, mencionando o apoio recebido pela secretaria.

Através do “Programa Esporte Especializado Cre Ser”, por exemplo, o atleta Luka Tony Gregório, medalhista no atletismo das Paralimpíadas Escolares, conquistou o direito à Bolsa Atleta – programa do governo federal. Outra grande realização foi no mês de junho desde ano, quando o município de Timóteo alcançou o primeiro lugar geral no quadro de medalhas no estado de Minas Gerais dos Jogos Escolares de Minas Gerais- JEMG/2023 – PCD.

“Esse investimento no esporte especializado faz toda a diferença na vida do Luka Tony e dos atletas da nossa instituição”, frisa Vânia Lamas, acrescentando que as conquistas e o prêmio “Dr. Eduardo Barbosa” motivam a APAE de Timóteo a continuar com o trabalho sério e de muita dedicação em prol da pessoa com deficiência.

Seminário

O seminário compõe as atividades do XV Congresso da Rede Mineira das Apaes, juntamente com a realização do V Congresso Técnico Científico e V Fórum de Autogestão, Autodefesa e Família.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *