quinta-feira, maio 9, 2024
DestaquesEducação

Univaço Campeã! Afya premia as unidades de ensino do grupo que se destacaram em 2022

IPATINGA – Reconhecer e prestigiar as unidades de graduação e pós-graduação do grupo pela excelência em atendimento ao aluno e experiência do cliente. Esse foi o principal objetivo do CX Awards Afya 2022, que revelou os ganhadores da sua primeira edição.

Com prêmios em cinco categorias, o CX Awards teve 48 unidades participantes, sendo 14 de pós-graduação, 33 de graduação e 1 unidade de preparatório para residência médica (Medcel). “A ideia do prêmio surgiu no ano passado. Desde então, evoluímos na cultura interna de experiência do cliente, criamos indicadores e KPIs padronizados para colocar todas as unidades com indicadores comparáveis entre elas, independentemente do tipo de negócio, porte ou regionalidade”, explica Ivan Rackerik Junior, head de Customer Experience na Afya.

Para a definição dos vencedores, foram utilizados como critério indicadores de atendimento em todas as unidades de ensino da Afya: performance nos KPIs de relacionamento e NPS (Net Promoter Score), uma métrica internacional criada para medir a satisfação dos clientes. O indicador KPI (Key Performance Indicator) é calculado após o atendimento realizado na plataforma SalesForce, implantada em março de 2021 para dar celeridade aos processos e melhorar o atendimento ao público. Somados os indicadores a Univaço obteve a melhor avaliação de desempenho, da Regional 1, no atendimento ao aluno do grupo Afya Educacional, que é composto por 3 regionais. Se tornando a unidade campeã na sua regional. Resultado muito comemorado por toda equipe administrativa.

A Gerente da secretaria Márcia Brito falou sobre a importância do reconhecimento para a equipe e para unidade.“Receber um prêmio concorrendo com várias unidades de grande potencial nos deixa muito lisonjeadas e nos motiva a sempre buscar melhoria no atendimento ao aluno, que é o nosso maior cliente. Trago comigo o sentimento gratidão e muita felicidade por ter uma equipe tão engajada e compromissada. Agora nosso foco é manter nosso lugar no pódio e receber o prêmio novamente este ano, só que agora como a melhor unidade de todo grupo AFYA.”

Cada vencedor recebeu um troféu personalizado do CX Awards.

Sobre Nós

Prédio construído para funcionar a Faculdade de Medicina

A Faculdade de Medicina do Vale do Aço foi idealizada em 1995, quando os diretores da Faculdade de Direito de Ipatinga – Fadipa, na época chamada Fundação Presidente Antônio Carlos – Fupac, deram início ao projeto da Faculdade de Medicina. Os diretores Adalberto Maia Barbosa, Fábio Mathias Ferreira e Jésus Nascimento da Silva perceberam o desafio do projeto e convidaram os senhores, Ronaldo de Souza e Ubiratan de Castro para se unirem ao grupo, e assim, fundaram a Associação Universitária do Vale do Aço, em 1997. Naquela época havia 21 anos que não se criava, em Minas Gerais, um curso de Medicina. Em 1998, o governador de Minas, Eduardo Azeredo, assinou o decreto de criação da Faculdade de Medicina do Vale do Aço, tendo ficado como mantenedora a Fundação Comunitária Educacional e Cultural de João Monlevade – FUNCEC.

O curso de Medicina teve início em 1999, com 75 vagas anuais, e dispunha de três laboratórios nas áreas de Anatomia, Fisiologia e Histologia. Posteriormente, foram viabilizados laboratórios para novas áreas como Embriologia, Técnica Cirúrgica e Imunologia, entre outras.

A instalação da Faculdade de Medicina supriu uma lacuna no Leste Mineiro, pois o estado contava apenas com dez faculdades que ofereciam o curso, sendo três no Sul do estado, duas no Triângulo Mineiro, duas em Belo Horizonte, duas na Zona da Mata e uma em Montes Claros.

Em 2001, a Associação Universitária do Vale do Aço foi extinta e em seu lugar nasceu a Univaço – União Educacional do Vale do Aço Ltda. No mesmo ano foi também criado o Instituto Metropolitano de Ensino Superior (IMES), credenciado por meio da Portaria MEC nº. 533, com foco na oferta de cursos na área da saúde.

Em 2002, a Univaço foi adquirida pelo Dr. Nicolau de Carvalho Esteves e sua esposa, Dra. Rosângela de Oliveira Tavares Esteves, e outros sócios minoritários, sendo a nova gestão assumida pelo casal.

Em 2004, a jovem instituição do interior do estado de Minas Gerais surpreendeu a todos, ao formar sua primeira turma e, com eles, alcançar nota máxima na primeira edição do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – ENADE. Tal feito despertou a atenção da imprensa e da sociedade brasileira, que viram surgir no interior do país uma instituição médica séria e comprometida com a qualidade dos seus egressos.

Em 2016, o casal Esteves criou a Holding NRE Educacional, com sede em Nova Lima/MG, para abrigar a Univaço e as demais instituições da família, quais sejam: Unitpac em Araguaína/TO, Itpac Porto Nacional/TO, Itpac Palmas/TO, Iesvap em Parnaíba/PI e Uniptan em São João del Rei/MG.

Em 2019, a Holding passa a se chamar Afya Educacional, que significa “saúde e bem-estar” no dialeto africano suaíli, nome escolhido para a fusão da NRE Educacional, maior grupo de escolas de medicina do país, com a Medcel, empresa especializada em cursos preparatórios para residência médica.

O Grupo Afya abriga 14 instituições de ensino superior, das quais 11 oferecem o curso de Medicina, representando assim o maior grupo de educação médica do país. Além das seis escolas já citadas, foram adquiridas pelo Grupo a FMIT – Faculdade de Medicina de Itajubá/MG, a Uninovafapi em Teresina/PI, a Unidep – Centro Universitário de Pato Branco/PR e quatro unidades da Fasa – Faculdades Santo Agostinho: em Sete Lagoas e Montes Claros/MG, e em Itabuna e Vitória da Conquista/BA.

A Afya trabalha na formação de profissionais de competência técnica e humana para atuar, de forma ética e cidadã, na promoção e recuperação da saúde humana. Conta com uma equipe de professores altamente capacitados e metodologias modernas de ensino, que proporcionam a vivência e o contato com os desafios da carreira médica.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *