sexta-feira, julho 19, 2024
DestaquesEducação

Trilhas de Futuro Educadores terá 45 instituições de ensino superior com disponibilidade de cursos para servidores da Educação

REDAÇÃO – Instituições de ensino superior de diversos estados do país se cadastraram e irão integrar a segunda edição do Trilhas de Futuro Educadores, maior projeto de formação continuada oferecido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). Ao todo, 45 instituições foram credenciadas e disponibilizarão 603 opções de cursos aos servidores da Educação de Minas Gerais. A lista foi publicada na página 61 do Diário Oficial desta quarta-feira (7/6).

A primeira edição do projeto contou com 27 instituições. Esta segunda edição disponibilizará mais de 6 mil vagas de cursos gratuitos de aperfeiçoamento, mestrado e doutorado aos servidores da SEE/MG. O projeto vai contemplar, também, os servidores da SEE/MG que não são efetivos.

Além de 6 mil vagas para os cursos de aperfeiçoamento, serão abertas 528 vagas de mestrado e 27 de doutorado.

Os cursos de aperfeiçoamento, de 180 horas, terão cerca de 30 opções nas  áreas de educação inclusiva, legislação educacional voltada aos inspetores, educação indígena, educação quilombola e escolas do campo, educação no sistema prisional e socioeducativo, educação ambiental, prevenção e redução da violência nas escolas, entre outros.

O início das inscrições dos servidores está previsto para ocorrer ainda em junho e será divulgado no site da SEE/MG.

Trilhas Educadores

A atual gestão vem investindo de maneira significativa em ações estratégicas, de forma contínua, para valorização dos profissionais e servidores da Educação. Em 2022 foram destinados cerca de R$ 32 milhões no Trilhas de Futuro Educadores, maior projeto de formação continuada já desenvolvido pela pasta. Atualmente, mais de 6,5 mil servidores da Educação estão matriculados em cursos lato sensu e em formações stricto sensu, disponibilizados gratuitamente.

O programa foi instituído e normatizado pela Resolução SEE 4.697 e oferece cursos de pós-graduação nas modalidades lato sensu (especialização/MBA) e stricto sensu (mestrado e doutorado) em instituições de ensino superior do país inteiro, credenciadas pela SEE/MG no projeto. Os cursos são oferecidos à distância ou de acordo com a programação da instituição.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *