sexta-feira, março 1, 2024
DestaquesEducação

SEE prorroga prazo para instituições se credenciarem a 2ª edição do Trilhas de Futuro Educadores

REDAÇÃO – O prazo para que instituições de ensino superior de todo o país possam participar do Trilhas de Futuro Educadores foi prorrogado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). As instituições terão até o dia 15 de maio para enviar a documentação. Esta é a 2ª edição do programa que ofertará mais de 6 mil vagas de cursos gratuitos de aperfeiçoamento, mestrado e doutorado aos servidores da secretaria. O novo cronograma pode ser acessado neste link.

A Resolução SEE nº4.834 de 13/4/2023 foi publicada em 15/4 e pode ser acessada a partir da página 43 do Diário Oficial. Nesta segunda edição o programa traz a novidade de contemplar também os servidores da SEE/MG que não são efetivos.

Além de 6 mil vagas para os cursos de aperfeiçoamento, serão oferecidas também 500 vagas de mestrado e 120 de doutorado.

Os cursos de aperfeiçoamento, de 180 horas, terão cerca de 30 opções nas áreas de educação inclusiva, legislação educacional voltada aos inspetores, educação indígenas, educação quilombola e escolas do campo, educação no sistema prisional e socioeducativo, educação ambiental, prevenção e redução da violência nas escolas, entre outros.

O início das inscrições dos servidores está previsto para 7/6 e será divulgado no site da SEE/MG.

Credenciamento

As instituições interessadas deverão preencher o formulário de credenciamento e encaminhar juntamente com a proposta de cursos acompanhada de documentação prevista em edital, exclusivamente por meio eletrônico, conforme orientações disponibilizadas neste link. A entrega da documentação da instituição interessada vai até 15/5. As análises dos documentos exigidos vão até 19/5.

Trilhas Educadores

A atual gestão vem investindo de maneira significativa em ações estratégicas, de forma contínua, para valorização dos profissionais e servidores da Educação. Em 2022 foram investidos cerca de R$ 32 milhões no Trilhas de Futuro Educadores, maior projeto de formação continuada já desenvolvido pela pasta. Atualmente, mais de 6,5 mil servidores da Educação estão matriculados em cursos lato sensu e em formações stricto sensu, oferecidos gratuitamente em 27 instituições de ensino superior credenciadas.

O programa foi instituído e normatizado pela Resolução SEE nº 4.697 e oferece cursos de pós-graduação nas modalidades lato sensu (especialização/MBA) e stricto sensu (mestrado e doutorado) em instituições de ensino superior do país inteiro, credenciadas pela SEE/MG no projeto. Os cursos são ofertados à distância ou de acordo com a programação da instituição.

 

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *