domingo, abril 28, 2024
DestaquesEducação

Reforma da Escola Virgínia de Souza Reis está sendo concluída sem prejuízos para os alunos

Escola Municipal Virgínia de Souza Reis, do bairro Alegre. Em destaque a área que está sendo reformada, isolada da área onde estão frequentando os alunos.

TIMÓTEO – Por sugestão de pauta de leitores, o JBN foi até a Escola Municipal Virgínia de Souza Reis, no bairro Alegre, regional Leste da cidade de Timóteo, para apurar a indicação de que o ano letivo na escola primária se deu em meio a obras no local.

Na escola o JBN além de conversar com alguns pais, trabalhadores da obra e direção, a reportagem percebeu que a prefeitura tomou todos os cuidados para isolar a parte onde ainda está em obras. A Prefeitura  através de tapumes garantiu o afastamento dos operários do local reservado exclusivamente para alunos. No portão da escola a vigilância do município está focada no acesso somente de alunos.

Durante a presença da reportagem que chegou de surpresa no educandário, o que percebemos foi o esforço coletivo de servidores, direção, pais e alunos, para que a escola Virgínia de Souza Reis possa atender com excelência os mais de 300 alunos ali matriculados.

Mães e pais de alunos ouvidos pela reportagem disseram que o aprendizado dos seus filhos não está sendo prejudicado com a presença da mencionada obra. Eles reconheceram os cuidados dispensados pela prefeitura.

A obra atual está repetindo alguns pontos básicos  da reforma e construção anunciada em 2016, quando a escola permaneceu fechada durante dois longos anos. Na ocasião, o anúncio de investimentos era de meio milhão de reais, para a execução da troca do telhado; reforma geral do piso; construção de uma nova cozinha com depósito e área de serviço; pintura; adequação do espaço para o refeitório e reparo nos muros laterais.

OPINIÃO

Fazendo um recorte sobre a situação na Escola Virgínia de Souza Reis que passou por reforma em 2016, obra prevista para 30 dias, que durou dois anos, alguma coisa errada ficou pendente neste educandário, que deveria ser proposta de fiscalização pela Câmara de Vereadores. O dinheiro público aplicado na ocasião e qualidade dos materiais passa ser uma interrogação que merece explicação.

A primeira obra executada nesta escola foi em 1991 com duração até 2016 | 25 anos |. Após este período, com investimentos próprios de meio milhão, a reforma durou apenas 5 anos. Coisa muito estranha! Acho que os cronogramas de obras das duas últimas reformas |2016 e 2023 | devem passar por um comparativo. Está dando nojo, ver alguns vereadores fazendo oposição por oposição, na tentativa de inflamar a população escolar com desinformações, enquanto o foco deveria ser outro. Pronto. Falei!

NOTA DA PREFEITURA

A Prefeitura de Timóteo gentilmente atendeu ao pedido de nota do JBN, que acabou por confirmar o que foi previamente percebido pela reportagem.

VEJA A NOTA | Em resposta a demanda encaminhada por este veículo de imprensa, informamos que a Escola Municipal Virgínia de Souza Reis apresentava uma série de problemas no telhado e forro. No período de férias o Município iniciou obras de reforma que incluem a troca do telhado, revitalização da cozinha e dispensa.

Em função das fortes chuvas que atingiram o município nos meses de dezembro e janeiro a obra sofreu atraso e a previsão de entrega dos serviços foi atualizada para março. Para retomar as aulas, sem que houvesse prejuízos para os alunos, a área que está sob reforma foi isolada com tapume impedindo assim o acesso ao local de pessoas que não sejam os trabalhadores envolvidos com a obra.

A informação de que há junção de alunos de diferentes séries não procede. A junção de salas de mesmas séries termina na próxima semana.

A Secretaria de Educação esclarece que as turmas estão funcionando dessa forma no início de ano por causa da migração/ausência de alunos nesses primeiros dias de aula. Em virtude disso o número de alunos em sala de aula varia muito no mês de fevereiro.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *