quinta-feira, junho 20, 2024
DestaquesEducação

Quarta edição do Trilhas de Futuro tem aumento de 36% no número de instituições credenciadas no estado

REDAÇÃO – O projeto Trilhas de Futuro, do Governo de Minas, chega à quarta edição com expansão no número de instituições credenciadas para oferta de dezenas de cursos técnicos gratuitos no estado. Atendendo ao aumento de demanda do projeto nos últimos anos, o total de instituições credenciadas e habilitadas aumentou em 36%, saindo de 225, na última edição, para 306 nesta 4ª edição do projeto.

Lançado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) em 2021, o projeto recebeu cerca de R$ 1 bilhão para a capacitação de cerca de 30 mil mineiros formados até hoje, expandindo oportunidades sobretudo para jovens recém-saídos no ensino médio, e que buscam os primeiros incentivos para a vida profissional.

“O objetivo dessa iniciativa é oferecer aos nossos estudantes formação e qualificação técnica profissional. À medida em que o governo investe na oferta de uma formação profissional, ele melhora as condições dos profissionais que vão estar atuando na nossa sociedade, dando mais oportunidades de emprego, trabalho e renda para esses estudantes”, ressalta a superintendente de Políticas Pedagógicas, Graziela Trindade.

Atualmente, cerca de 120 mil estudantes estão matriculados em 89 cursos técnicos. Nesta nova edição, além do aumento do número de instituições credenciadas para oferta de cursos, também houve crescimento de 10% no número de cidades que agora recebem os cursos — indo de 126 municípios no ano passado para 139 neste ano. Os cursos também tiveram incremento de 14%, passando de 78 no último ano para 89 nesta edição.

A lista de instituições habilitadas e os cursos ofertados no Trilhas de Futuro estão disponíveis neste link.

Últimos dias para inscrições

As inscrições para a 4ª edição do Trilhas de Futuro podem ser realizadas até quinta-feira (23/11), por meio do site do Trilhas de Futuro, onde o estudante encontra todas as informações necessárias, tais como, prazos, documentos necessários, cursos e turnos disponíveis, entre outras. É fundamental que antes de se inscrever o pleiteante leia com atenção a resolução disponível na página para, só então, prosseguir com a inscrição.

São disponibilizadas 50 mil vagas em diversos cursos como metalurgia, enfermagem, administração, modelagem de vestuário, farmácia, radiologia, saúde bucal, segurança do trabalho, entre muitos outros. É fundamental que o estudante confira o catálogo de vagas de acordo com a sua região, tendo em vista que os cursos são presenciais.

E buscando facilitar ainda mais a formação, o Governo de Minas, por meio da SEE, disponibiliza aos alunos uma ajuda de custo de R$ 20 por dia, de acordo com a frequência registrada e apurada pela instituição. Esse apoio tem a finalidade de custear o transporte e a alimentação do aluno. Além disso, todo material didático necessário é disponibilizado gratuitamente.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *