segunda-feira, maio 6, 2024
DestaquesEducação

Prefeitura de Belo Oriente resolve pontualmente questões do transporte escolar

Prefeitura Municipal de Belo Oriente – MG

BELO ORIENTE – A Prefeitura Municipal de Belo Oriente (MG), através da Secretaria Municipal de Educação, esclareceu o questionamento de uma leitora do JBN, quanto ao funcionamento do transporte escolar na localidade de Cachoeira Escura. A reclamante mencionou que o transporte escolar rotineiramente estava passando antes dos alunos chegarem ao ponto de espera.

Neste sentido, a Secretaria Municipal de Educação, responsável pela coordenação do transporte escolar dos alunos da rede pública municipal e estadual de ensino, informa que o transporte escolar vem sendo realizado atendendo as demandas da melhor maneira possível, no entanto, tem encontrado algumas dificuldades, já que existem diferentes horários de aulas entre as escolas, sendo que a Escola Estadual João Hemétrio de Menezes, possui dois horários de término do turno matutino.

Durante a semana, uma mãe, procurou a Secretaria Municipal de Educação e relatou a questão, sendo que na sexta-feira (10/02), a Sra. Katiane Rodrigues Dias Camargo, responsável pelo transporte escolar e o Assessor Técnico Jurídico da Procuradoria Geral do Município, Dr. Wiber Lucas de Souza Silva, se reuniram com a genitora e a aluna que vem tendo esta dificuldade no horário de ônibus para retornar ao distrito de Perpétuo Socorro (Cachoeira Escura), para juntos tentarmos uma possibilidade que atenda a aluna.

É importante esclarecer que durante a conversa com a genitora, foram levantadas algumas possibilidades para resolver a questão, que no mesmo dia, foram levadas ao conhecimento da direção da escola, bem como da empresa responsável pela realização do transporte escolar, já que o transporte também atende funcionários que trabalham em escolas do distrito de Cachoeira Escura e Hospital Municipal, e com a mudança de horário, também seriam impactados negativamente.

Informamos que esta foi a única solicitação recebida pela Secretaria Municipal de Educação, que inclusive, recebeu denúncias da existência de alunos e responsáveis, que com a intenção de ludibriar o sistema de inscrição para matrículas (SUCEM) fizeram o uso de endereço da sede de Belo Oriente e São Sebastião de Braúnas, para que conseguissem estudar na Escola Estadual João Hemétrio de Menezes, que encontra-se localizada no bairro Novo Oriente e não no distrito de Perpétuo Socorro, já que o aluno, salvo poucas exceções legais, é sempre atendido conforme o zoneamento, isso é, na unidade mais próxima de sua residência. A Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, oferta o ensino médio em tempo integral, e a Escola Estadual João Hemétrio de Menezes, em apenas um período, então, alguns alunos, tentam burlar o sistema, usando endereço fraudulento, sendo que estas situações já estão sendo apuradas e analisadas pela Secretaria Municipal de Educação desde a última semana, e existindo irregularidades, serão tomadas as medidas cabíveis.

A Secretaria Municipal de Educação, tem conhecimento de três exceções de alunos matriculados na escola estadual situada na sede de Belo Oriente, advindas de transferências de outros estados, e por tal motivo foi autorizada a realização da matrícula fora do zoneamento, no entanto isso acabou gerando também outras necessidades de ajustamento dos horários do transporte escolar, sendo que tal problema não se configura em outras unidades escolares.

Esclarecemos que esta municipalidade vem buscando alternativas, junto a escola, prestadora de transporte e a família da menor que tem tido dificuldades em relação ao horário do ônibus, acreditando que ainda durante o início dessa semana a situação estará totalmente resolvida.

Colocamo-nos a disposição para demais esclarecimentos.

Dulcineia Martins Lima Vidigal

Secretaria Municipal de Educação

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *