domingo, abril 28, 2024
DestaquesEducação

Feira atrai grande público e mostra força do empreendorismo no Ensino Fundamental em Ipatinga

IPATINGA – A ideia do empreendedorismo como parte integrante do quadro curricular ganha força a cada dia. Isso ficou claro para quem visitou a Feira “Empreendedores do Futuro”, realizada durante todo o último sábado (28), no estacionamento junto ao hall de entrada do estádio Ipatingão.

O evento atraiu um público recorde e deixou o espaço da feira extremamente movimentado, com filas de pessoas à espera para conhecer de perto o trabalho desenvolvido pelos alunos.

Foram mais de 10 mil visitantes, entre alunos, pais, profissionais de educação e convidados.

A feira, promovida pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Sebrae Minas, apresentou uma série de iniciativas pioneiras das escolas a partir de ensinamentos aplicados aos estudantes.

Para fomentar o empreendedorismo na rede de ensino, o Sebrae Minas capacitou educadores e mobilizadores em treinamentos contínuos aplicados no programa de formação.

Além de aprender a empreender, as escolas ensinam também a concepção da Educação Financeira, para “além do fazer”. Por meio desses conteúdos pedagógicos, as crianças absorvem conhecimentos importantes relacionados à economia e negócios, como investimento, administração e gestão. Tudo de forma lúdica e adaptada à realidade da maioria dos estudantes.

Cátia Cristina, diretora adjunta da Escola Municipal Maria Rodrigues Barnabé, conta que no estabelecimento educacional os alunos chegaram ao requinte de criar uma moeda própria, chamada “Granabé”, baseada na ideia da sustentabilidade, preservando o meio ambiente e obtendo lucros.

“Eles recolhem latinhas e trocam por Granabé. Nossa moeda vale mais que o Euro”, disse, em tom de comemoração.

Uma das crianças participantes, Giovana, de 9 anos, conta que aprendeu uma lição muito útil: “Além de tirar algo poluente do meio ambiente, nossa turma vivenciou na prática o fato de que a consciência ecológica também pode ser lucrativa. Não é demais, isso? ”, concluiu.

A Feira do Empreendedorismo fechou com chaves de ouro todo um trabalho pedagógico desenvolvido nas escolas ao longo do ano letivo.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *