sábado, abril 27, 2024
CidadesDestaquesEsporte

MAIOR PROVA DE MOUNTAIN BIKE DA AMÉRICA LATINA ATRAVESSA O NOVO DISTRITO DE BENTO RODRIGUES

REDAÇÃO – O município mineiro de Mariana recebeu, pela nona vez, o Iron Biker Brasil. A 29ª edição contou com cerca de 2 mil ciclistas, de diversas localidades do país. As provas aconteceram no sábado (17) e domingo (18), totalizando aproximadamente 150 km de trilhas com altimetrias bem definidas, para testar a resistência dos competidores, grandes elevações e um roteiro inédito na primeira etapa. A competição contou com 36 categorias, entre elas a Elite, que premiou com R$ 4 mil o primeiro colocado no masculino e no feminino.

 

Nesta edição, a novidade do percurso aconteceu no domingo (18), quando os participantes passaram pelo reassentamento de Bento Rodrigues. O novo distrito vem ganhando a forma do desenho desenvolvido junto à comunidade e sendo, cada vez mais, apropriado pelos futuros moradores, por meio de eventos realizados por eles mesmos. O trabalho conjunto tem como objetivo e premissa reestruturar os modos de vida e a organização de moradores que perderam suas casas pela passagem de rejeito, após o rompimento da barragem de Fundão, em 2015.

 

“A passagem pelo reassentamento é um motivo de muito orgulho para a gente. [Nós, do Iron Biker,] sofremos junto com quem vivia em Bento, a prova passava por lá, antes do desastre, inclusive. E poder passar agora, no novo reassentamento, é de fato um símbolo de ressignificação para aquele lugar. E podermos fazer isso através do esporte, através da saúde e do bem-estar, com o Iron Biker, é muito positivo. Enxergamos isso com muita alegria”, afirma Lucas Fonda, um dos organizadores do Iron Biker Brasil.

O marianense Thiago Freitas, que participou de todas as edições da prova que aconteceram no município, elogiou o percurso deste ano: “Dessa vez aproveitamos mais trilhas, lugares novos, que nunca tínhamos passado. Em relação ao percurso, foi um dos melhores que já fiz na cidade. Passamos dentro do novo Bento e demos volta nas ruas. A gente costuma ver só de longe, e a prova acabou entrando, dando volta nas ruas, então foi muito interessante vermos como está, até para as pessoas de fora entenderem o que está sendo feito e verem o processo de construção também”, afirma o ciclista.

 

Atualmente, o reassentamento de Bento Rodrigues está com a infraestrutura concluída, assim como os postos de saúde e de serviços, a escola municipal e a estação de tratamento de esgoto. Outras obras estão em andamento, como o templo da Assembleia de Deus, a Igreja São Bento e a Associação de Hortifrutigranjeiros. O foco está na construção de residências, com 61 casas concluídas e 93 em construção.

Praça Gomes Freire e incentivo ao turismo

A Praça Gomes Freire, mais conhecida como “Jardim”, foi ponto de concentração, largada e chegada dos atletas. O ponto de encontro de marianenses e visitantes, passou por obras de requalificação da  Fundação Renova e foi reaberta em 2021. O local recebeu intervenções na iluminação, no paisagismo e de acessibilidade, respeitando-se seu valor histórico, simbólico e afetivo.

Outra ação é o Arranjo Produtivo Local (APL), conduzido em parceria com a consultoria Moore, que reúne os principais empreendedores e lideranças em torno do desenvolvimento da atividade turística. Em Mariana, a partir de consultorias e capacitações, vêm sendo construídos projetos em torno de seu potencial para o turismo histórico e de aventuras.

Mariana: a capital do mountain bike no Brasil

A cidade histórica vem se consolidando como a capital da modalidade no país e referência como destino turístico em Minas Gerais. Segundo a organização do evento, durante a edição de 2022 do Iron Biker Brasil, a rede hoteleira do município atingiu 100% de ocupação, e os setores de serviços, comércio e gastronomia também registraram uma grande movimentação.

Para Rafael Henrique, ciclista de Itutinga (MG) que compete há sete anos, em 2022, o desafio do Iron Biker foi ainda maior: “Esse foi meu o segundo Iron Biker. Dessa vez, tive bastante dificuldade, porque o nível físico estava bem mais elevado, com muita trilha subindo e muita trilha técnica, descendo. Ano passado, não consegui aproveitar tanto a cidade pelas limitações da pandemia, já nesse ano, consegui andar mais na cidade, visitar as igrejas, visitar um pouco do centro histórico. Espero que ano que vem consiga vir com mais tempo e aproveitar ainda mais”, afirma Rafael.

Adenilson Romares, campeão do Iron Biker por quatro anos consecutivos da categoria especial Mariana e 4º lugar da categoria Elite, observa a vantajosa troca entre o município e o evento. “Essa prova, depois que veio para Mariana, nunca mais saiu. Mariana tem uma diversificação de trilhas, então todo mundo gosta de correr aqui. O Iron Biker, vindo para cá, cresceu muito e aqueceu o mercado da cidade. O turismo de aventura aqui é muito grande. Nas trilhas de fora, não encontramos o que temos aqui. Tem trilhas para todos os gostos”, afirma.

A competição recebe o apoio da Fundação Renova desde 2016 e, em sua 29ª edição, foi um dos 32 projetos selecionados pelo segundo Edital Doce, na cidade histórica. O programa seleciona e apoia projetos, com recursos financeiros da Fundação Renova, que tenham relevância para as comunidades das regiões atingidas.

No primeiro Edital Doce, lançado em 2020, foi destinado um total de R$ 1,5 milhão a 22 iniciativas selecionadas em Mariana. O resultado desta edição pode ser acessado neste link.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *