segunda-feira, abril 29, 2024
DestaquesPolítica

Vereadores convocam Secretária de Saúde de Timóteo para explicar a fila dos exames e cirurgias

Adriano, Brinnel, Professor Ronaldo, Vinícius Bim, Thiago Torres, José Fernando, Luiz Perdigão, Nelinho Ribeiro, Pastora Sônia e Raimundinho.

TIMÓTEO – Dez vereadores da Câmara de Timóteo | Brinnel Tozatti, Luiz Perdigão, Vinícius Bim, Professor Ronaldo, Pastora Sônia, Nelinho Ribeiro, José Fernando, Thiago Torres, Adriano Costa Alvarengga e Raimundinho |, assinaram nesta quinta-feira (24) o requerimento de convocação da Secretária Municipal de Saúde, Ana Paula Campos, e o ex-secretário de Saúde e atual secretário de Governo e Comunicação, Eduardo Morais. Os secretários deverão comparecer à Câmara Municipal, no dia e hora estabelecida pela Mesa Diretora, para explicar aos vereadores a real situação da fila interminável para o agendamento de exames, cirurgias eletivas e outros procedimentos na Secretaria Municipal de Saúde.

Para justificar a convocação dos secretários, os vereadores basearam-se em relatos de usuários da saúde que aguardam há mais de um ano por procedimentos diversos. Eles ainda fizeram constar que a situação só não é mais crítica em razão da judicialização de casos mais urgentes, em que pacientes não podem esperar na fila por muito tempo.

“Nos termos do artigo 196, da Constituição Federal, a saúde é direito de todos e dever do Estado, conceito que abrange os Municípios, não se podendo perder de vista, ainda, que a questão alcança o direito mais fundamental de todos, qual seja, o próprio direito à vida dos munícipes, já que não raros os casos em que estes encontram-se em estado grave”, explicou o vereador Brinnel Tozatti autor da iniciativa.

A partir do requerimento protocolado, a Mesa Diretora da Câmara, poderá nesta sexta-feira encaminhar a convocação dos secretários, com data e hora para o comparecimento.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *