sexta-feira, julho 19, 2024
DestaquesSaúde

CIDADE DE MACHADO FAZ BLITZ PREVENTIVA CONTRA FEBRE MACULOSA

MACHADO – A Prefeitura de Machado, através da Secretaria de Saúde, iniciou, na manhã desta segunda-feira (19), no Lago Artificial (Prainha), uma blitz preventiva contra febre maculosa, conhecida como a doença do carrapato. 

A doença tem causado preocupações no estado de São Paulo e, diante dos recentes casos registrados na região de Campinas, a administração municipal optou por orientar a população sobre os sintomas e as ações sobre como lidar em casos suspeitos da doença.

Na ocasião, foram distribuídos panfletos de conscientização com informações importantes para a população. Ainda, os agentes de combate a endemia estiveram dedetizando e pulverizando toda a região.

O que é a febre maculosa?

A febre maculosa, ou febre maculosa das Montanhas Rochosas (FMMR), é uma doença infecciosa causada pela bactéria Rickettsia rickettsii. Ela é transmitida aos seres humanos pela picada de carrapatos infectados, principalmente o carrapato-estrela (Amblyomma americanum) nas Américas. É uma doença potencialmente grave que requer atenção médica imediata.

Principais sintomas da febre maculosa:

Os sintomas da febre maculosa podem variar, mas os mais comuns incluem:

Febre alta.

Dor de cabeça intensa.

Dores musculares e nas articulações.

Erupção cutânea que geralmente começa nos pulsos e tornozelos e se espalha para o restante do corpo.

Fadiga.

Náuseas e vômitos.

Perda de apetite.

Confusão mental.

O que fazer em caso de suspeita de febre maculosa:

Procure atendimento médico imediatamente: caso você apresente sintomas semelhantes aos da febre maculosa e tenha sido exposto a carrapatos, é importante buscar assistência médica imediatamente. Quanto mais cedo o tratamento for iniciado, melhores serão as chances de recuperação completa.

Informe o médico sobre sua exposição a carrapatos: forneça ao médico informações detalhadas sobre qualquer exposição recente a carrapatos, incluindo áreas geográficas onde você esteve e o tempo de exposição.

Faça exames diagnósticos: o diagnóstico da febre maculosa é geralmente baseado nos sintomas, histórico de exposição a carrapatos e exames de sangue para detectar a presença da bactéria Rickettsia rickettsii.

Siga o tratamento prescrito: o tratamento padrão para a febre maculosa envolve o uso de antibióticos, como a doxiciclina. É essencial seguir as instruções médicas e concluir todo o curso de antibióticos prescrito.

Previna picadas de carrapatos: evite áreas infestadas de carrapatos sempre que possível. Use roupas de manga longa, calças compridas e repelentes de insetos contendo DEET ao passar tempo ao ar livre em áreas propensas a carrapatos. Após retornar de áreas com carrapatos, verifique cuidadosamente seu corpo em busca de carrapatos e remova-os adequadamente.

Lembre-se, a febre maculosa é uma doença séria, mas com atendimento médico adequado e medidas preventivas, é possível reduzir o risco de infecção e garantir uma recuperação saudável.

Essa iniciativa reforça o cuidado da Prefeitura de Machado com a saúde, segurança e bem-estar dos machadenses.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *