sábado, abril 27, 2024
DestaquesSaúde

Secretaria de Saúde de Ipatinga divulga resultado do último LIRAa de 2023

IPATINGA – A Secretaria de Saúde de Ipatinga divulgou nesta segunda-feira (13) o resultado do quarto e último Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) realizado em 2023. O recolhimento de dados foi feito entre os dias 6 e 10 novembro e apontou um índice de 3,6%, menos 1,2% que o registrado no mesmo período, no ano passado, quando a infestação média era de 4,8%.

Em relação ao 3º LIRAa deste ano (2,6%), realizado em agosto, houve uma elevação nos números, mas a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Laressa Almeida, explica que com a chegada da temporada de calor os índices de infestação normalmente aumentam. “A dengue é uma doença cujo período de maior transmissão coincide com o verão, devido aos fatores climáticos favoráveis à proliferação do mosquito Aedes aegypti em ambientes quentes e úmidos. Por isso, é essencial que a população intensifique as medidas de controle vetorial nesta época do ano”.

A Secretaria de Saúde realiza, durante todo o ano, campanhas de orientação e visitas a locais estratégicos para eliminar e retirar materiais que possam acumular água, além da aplicação de larvicidas. Agora, com os novos resultados em mãos, a Prefeitura de Ipatinga, por meio da Seção de Controle de Zoonoses, vai intensificar as ações nos bairros que apontaram maior incidência de focos.

“Medidas simples podem ser adotadas pela população, ajudando o poder público a reduzir os riscos de contaminação, como substituir a água dos pratos dos vasos de plantas por areia; deixar a caixa d’água tampada; cobrir os grandes reservatórios de água, como as piscinas, e remover dos ambientes todo material que possa acumular água”, enfatizou o secretário de Saúde de Ipatinga, Leonardo Seixas.

Incidência por região

Na última vistoria do ano, os bairros e regiões que apresentaram maiores índices de infestação foram Bom Jardim, Ferroviários, Horto, área industrial, região próxima à Usipa – 7,0%.

Nos outros locais, os números foram os seguintes: Esperança e Ideal – 5,4%; Caravelas e Jardim Panorama – 4,2; Vila Celeste – 3,6%; Veneza, Cidade Nobre e Iguaçu – 3,2%; Imbaúbas, Bom Retiro, Bela Vista, Das Águas, Cariru, Castelo, Vila Ipanema, Centro, Novo Cruzeiro e Parque Ipanema – 3,0%; Granjas Vagalume e Bethânia – 2,5%; Limoeiro, Chácaras Madalena, Córrego Novo, Chácaras Oliveira, Barra Alegre, Canaãzinho e Vila Militar – 2,4%, e Tiradentes e Canaã – 2,2%.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *