domingo, abril 28, 2024
DestaquesSaúde

Secretaria de Estado de Saúde lança curso de manejo clínico de chikungunya

REDAÇÃO – A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) lançou, nesta semana, Curso Clínico das Arboviroses II – Chikungunya, destinado a médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam no atendimento de pacientes com suspeitas ou diagnóstico da doença na atenção primária. O curso é gratuito e tem duração de dez horas.

Segundo a coordenadora de Vigilância das Arboviroses da SES-MG, Danielle Capistrano, a epidemia de dengue e chikungunya no último período sazonal, com a co-circulação dos dois vírus, a suscetibilidade da população e alta infestação de Aedes aegypti no estado fizeram com que o estado tivesse um olhar mais cuidadoso para suspeitar de casos de arboviroses.

“A SES acredita que esse é o momento para preparar os profissionais para lidarem com o próximo período sazonal. A iniciativa é uma ação do estado que busca melhorar a qualidade do atendimento à população e capacitar os trabalhadores da saúde para a condução da assistência e a notificação dos casos”, explicou a coordenadora.

Metodologia

O curso utiliza das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), por meio do ensino a distância (EaD), com a metodologia autoinstrucional. Por isso, pode ser realizado de acordo com a disponibilidade e o ritmo do participante.

O conteúdo programático abordado busca compartilhar informações e qualificar a atuação dos profissionais no atendimento às pessoas com suspeita e com diagnóstico de chikungunya, com temas como abordagem sindrômica, manejo clínico, processos de notificações e a organização da assistência para atendimento aos casos.

Inscrições

Os interessados devem se cadastrar no ambiente virtual de aprendizagem da SES-MG por meio do endereço http://ava.saude.mg.gov.br/. Em seguida, é necessário buscar o Curso Clínico das Arboviroses II – Chikungunya, localizado na aba cursos da Vigilância em Saúde.

O profissional que finalizar o curso terá direito a emissão do certificado de participação. Dúvidas podem ser enviadas para dengue@saude.mg.gov.br.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *