sábado, abril 27, 2024
DestaquesMeio Ambiente

“Cidade Limpa”: Fabriciano lança campanha contra o descarte irregular de lixo e entulho

O “Porcascão”, acompanhado de fiscais, percorreram toda a avenida Magalhães Pinto no Melo Viana, distribuindo materiais informativos

FABRICIANO – A Prefeitura de Coronel Fabriciano por meio da Secretaria de Planejamento, Meio Ambiente e Habitação, lançou nesta sexta-feira, 15, a campanha “Cidade Limpa”. O objetivo da ação é conscientizar e sensibilizar a população quanto ao descarte irregular de lixo e entulho em calçadas, canteiros, ribeirões e vias públicas em geral.

Conforme o setor de Fiscalização de Obras e Posturas, somente neste ano já foram 534 denúncias e cerca de 115 infrações de pessoas que desrespeitam as leis municipais e descartam lixo de forma aleatória. O crescente número de ocorrências motivou a formação de uma comissão especial que discutiu medidas mais eficazes para reduzir o número de casos.

Para chamar a atenção dos moradores da cidade, foi criada a campanha que tem um mascote como personagem e representa a imagem de quem descarta lixo de qualquer jeito, o “Porcascão”. “É um porquinho irreverente que nos ensinará a importância de manter nossa cidade limpa e preservar o meio ambiente. Ele nos alertará do que precisamos para transformar nossa cidade em um lugar ainda mais acolhedor, saudável e sustentável. A nossa ideia é interagir com a população e ao mesmo tempo conscientizar, porque jogar lixo em vias públicas é crime”, explicou o Fiscal de Obras e Posturas, Davi Júnio.

Nesta sexta-feira, a campanha foi oficialmente apresentada à comunidade. O “Porcascão”, acompanhado de fiscais, percorreram toda a avenida Magalhães Pinto no Melo Viana, distribuindo materiais informativos e alertando moradores e comerciantes. Um dos principais problemas no local, é o descarte irregular nos canteiros da avenida.  Para amenizar o problema, a Prefeitura chegou a plantar árvores e distribuir lixeiras em pontos estratégicos, porém muitos ignoram e continuam a sujar as vias.

A vendedora, Vânia Maria Ribeiro aprovou a iniciativa. “Lugar de lixo é no lixo! O que a Prefeitura está fazendo é muito importante e interessante para a nossa cidade, para que tenhamos uma Fabriciano mais limpa! Estou apaixonada com esse trabalho”, elogiou

 Legislação

O descarte irregular de lixo e entulho é crime ambiental. Quem recorre ao “jeitinho prático” de se livrar do lixo às margens de córregos, final de ruas, porta dos vizinhos e lotes vagos terá que arcar com suas responsabilidades e pode ser multado segundo o artigo 219 da lei 4483/23 (Código de Posturas) do município.

A campanha “Cidade Limpa”, continuará com várias atividades de conscientização. A partir do dia 22 deste mês, o “Porcascão” percorrerá uma série de escolas municipais para desenvolver um trabalho educativo com os alunos.

Ecopontos

Vale destacar que em Coronel Fabriciano, existem os “Ecopontos” que são espaços preparados pela Prefeitura para a comunidade descartar entulhos com segurança, sem prejudicar a limpeza da cidade e o meio ambiente.  O serviço é totalmente gratuito para o cidadão, que poderá fazer o descarte legal de até 500 litros de resíduos (equivalente a uma carroça) por vez.

Periodicamente, os materiais deixados nos Ecopontos são recolhidos pela concessionária de limpeza e novas caçambas vazias são colocadas à disposição da população.  Hoje, a cidade conta com 5 Ecopontos. Os locais são cercados e contam com guaritas e fiscal.

Vale lembrar, que nos Ecopontos não é permitido o descarte de lixo comum (domiciliar), pilhas, óleo, material hospitalar ou industrial, animal morto, etc. Os Ecopontos estão localizados em pontos estratégicos nos bairros:

ECOPONTO GIOVANINI/BELVEDERE / Na entrada do Distrito Industrial

ECOPONTO MANGUEIRAS/ Avenida Ruens Siqueira Maia, perto do hospital metropolitano da Unimed

ECOPONTO JUDITH BHERING/ Rua Profetas, esquina com Malaquias

ECOPONTO CALADINHO DE BAIXO/ Rua Equador, esquina com Santa Luiza

ECOPONTO CURRAL/ Rua Getúlio Vargas, Córrego Alto

Denúncias

Denúncias de descarte irregular de lixo e entulho:

Fiscalização e Posturas: 3406-7596

Ouvidoria:

E-ouve

Telefone: 3406-7558

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *