domingo, abril 28, 2024
DestaquesSaúde

Saúde promove vacinação contra a Meningite em horário especial nesta quarta-feira (15)

As Unidades de Saúde estarão abertas especialmente das 17h às 20h.

TIMÓTEO – A Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida de Timóteo promove vacinação contra a Meningite em horário especial, nesta quarta-feira (15/02), das 17h às 20h.

O público alvo da campanha são jovens e adultos na faixa etária dos 16 aos 30 anos. Serão imunizados os trabalhadores da área da Saúde, trabalhadores da Educação (infantil, ensino fundamental, médio, superior e técnico) e estudantes do ensino Técnico e Superior.

Os locais de vacinação disponíveis são: Unidades Básicas de Saúde do Limoeiro, Macuco, Timotinho, Ana Moura, Cachoeira do Vale, Ana Rita, Primavera e Centro de Saúde João Otávio no bairro Olaria II.

A Gerente de Saúde Coletiva, Ana Amélia Camilo Soares, lembra que amanhã, quarta-feira (15/02) será o dia D da Vacinação Contra a Meningite em horário estendido para que um maior número de pessoas tenham acesso às unidades de saúde após o horário de trabalho ou do horário escolar. “As salas de vacina continuarão a disponibilizar a dose contra a Meningite no horário normal de funcionamento dos postos de saúde, durante a semana”, explica Ana Amélia. A gerente destaca a importância de levar o cartão de vacinas para atualizar e o documento de identificação.

Meningite

A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que protegem o cérebro, e da medula espinhal, podendo ser causada por bactérias, vírus, fungos e/ou parasitas, sendo as virais e bacterianas as mais comuns e com maior potencial de produzir surtos. Entre os principais sintomas estão dor de cabeça, rigidez do pescoço, febre alta e mal-estar.

O aumento de 77% no número de casos de meningite no estado de São Paulo, entre os meses de maio e a primeira semana de outubro de 2022, acendeu um alerta e chamou a atenção para mais uma doença imunoprevenível que tem apresentado baixa cobertura vacinal no Brasil: a meningite.

 

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *