terça-feira, abril 30, 2024
DestaquesMeio Ambiente

Recursos de medidas compensatórias beneficiam Projetos socioambiental no Vale do Aço

IPATINGA – As prefeituras de Santana do Paraíso e Ipaba, na Região do Vale do Aço, assinaram dois Termos de Compromisso (TCs) junto ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), com a previsão de benefícios ambientais, sociais e de lazer em cada uma das cidades. Os projetos receberão recursos de medidas compensatórias ambientais e serão acompanhados pela equipe multidisciplinar da Plataforma Semente. A assinatura dos  termos aconteceu na quinta-feira, 24 de agosto, na sede da 9ª Promotoria de Justiça de Ipatinga.

Em Santana do Paraíso o objetivo é construir um novo galpão de coleta seletiva, superior a 900 m², próximo ao local do anterior. Hoje com cerca de 70% da área urbana do município beneficiada pelo serviço, média muito acima da nacional, a ideia é se aproximar cada vez mais dos 100% nos próximos anos. O programa de reciclagem de lixo de Santana é tido como referência para os demais municípios de Minas Gerais e receberá recursos de cerca de R$ 700 mil. “Implantamos uma fase inicial da coleta na cidade e foi muito exitosa. A população abraçou o projeto, destinou de forma abundante recursos recicláveis e sentimos a necessidade de ampliá-lo”, disse o promotor de Justiça de defesa do meio ambiente, habitação e saúde de Ipatinga, Rafael Pureza.

Já em Ipaba, a obra visa ampliar a revitalização da orla da lagoa central, de importância ambiental, histórica e social para a cidade, com investimentos previstos na ordem de R$ 600 mil pelo MPMG. “Estamos apoiando essa iniciativa, também por meio da Plataforma Semente, com a destinação dos recursos para que a recuperação do entorno da lagoa possa ocorrer o mais breve possível e o município de Ipaba seja contemplado com esse patrimônio natural”, complementou Pureza.

Na última quinta, assinaram os TCs, além do promotor de Justiça Rafael Pureza, o prefeito de Santana do Paraíso, Bruno Morato, o prefeito de Ipaba, Juninho da Saúde e a representante do Semente em Ipatinga, Thaís Calhau.

Semente

A Plataforma Semente é uma iniciativa do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (Caoma) do MPMG, em parceria com o CeMAIS, para recebimento de projetos de relevância socioambiental apresentados por instituições do terceiro setor, iniciativa privada e poder público, com a utilização de uma plataforma virtual com amplo acesso em todo o estado.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *