segunda-feira, abril 29, 2024
DestaquesSaúde

Recanto Verde terá Ação de Visita Domiciliar de Combate à Dengue

TIMÓTEO – A Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida está intensificando as intervenções de enfrentamento às arboviroses com ações em todo o município, com prioridade para bairros que apresentam maiores índices de infestação e aumento de notificações. As intervenções são em caráter preventivo, pois o município de Timóteo, conforme análise estadual, está em classificação de baixo risco. No próximo sábado, o bairro Recanto Verde terá uma Ação de Visita Domiciliar de Combate às Arboviroses, com atividades de orientação, vistoria domiciliar para detecção e eliminação de eventuais focos do mosquito Aedes aegypti (transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela) e tratamento focal.

A atividade terá como base a Unidade Básica de Saúde do Limoeiro, na qual se concentrarão os agentes de endemias a partir das 8hs, para organização das atividades que percorrerão as ruas do bairro Recanto Verde. “Temos monitorado de forma permanente os bairros Limoeiro, Recanto Verde, Jardim Vitória, Alphaville e Macuco. Os agentes de combate às endemias farão essa ação de reforço no sábado abrangendo o bairro Recanto Verde com o tratamento em visita domiciliar. O sucesso desse trabalho depende da colaboração dos moradores que devem receber os profissionais de saúde e seguirem as orientações sobre o combate à proliferação do mosquito da dengue”, ressalta a gerente da Vigilância em Saúde, Ana Amélia Camilo Soares.

Além da Ação de Visita Domiciliar de Combate às Arboviroses no Recanto Verde, o setor de Zoonoses e Controle de Endemias mantém os serviços de rotina, atendendo os demais bairros da cidade. “É um trabalho permanente que necessita da cooperação dos moradores em abrir as portas para os agentes de endemias, que trabalham uniformizados, bem como reservar dez minutos diários do seu tempo para vistoriar suas moradias eliminando os criadouros do mosquito”, expõe Ana Amélia Soares. Ela esclarece que, apesar do aumento de notificações, a maior parte dos casos suspeitos não foram confirmados após investigação.

A gerente destaca que o enfrentamento das arboviroses no Setor 7 conta inclusive com a ação de bloqueio utilizando a bomba costal. Em relação à utilização correta do “Fumacê” (UBV – equipamento contendo inseticida para a eliminação do mosquito), as formas, trajetórias e percursos para a aplicação do inseticida nas residências e nas áreas de alcance do mosquito é pautada na investigação das notificações e focos, sendo liberada pela Secretaria de Estado da Saúde, prioritariamente, quando o município está classificado de médio risco a risco muito alto. Desta forma, pelo fato do município de Timóteo ainda estar classificado em baixo risco não há necessidade emergencial do uso do ‘fumacê’ (UBV pesado).

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *