segunda-feira, abril 29, 2024
CidadesDestaques

Programa de fortalecimento do vínculo familiar em Timóteo completa três anos

TIMÓTEO – A terça-feira (27) foi dia de comemorar o terceiro aniversário do programa Primeira Infância Protegida na Assistência Social (PIPAS), iniciativa realizada por meio de convênio entre a Prefeitura de Timóteo, via Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, e o Ministério da Cidadania. A iniciativa é gerida pelo Instituto Presbiteriano Êxodo – IPÊ a partir do Programa Criança Feliz do governo federal.

Para marcar os três anos de atividades do programa, que pela primeira vez reuniu as famílias atendidas, foi realizada uma festa de confraternização no Ginásio Poliesportivo Iorque José Martins, no Centro Norte, com apresentação musical da banda Brasil Excepcional da APAE, distribuição de pipoca, algodão doce e cachorro quente, pintura facial, pula-pula, barraquinha da saúde bucal e aferição de pressão arterial.

De acordo com a coordenadora do programa, Emiliane Artuso,  atualmente o programa atende a 394 famílias em toda a cidade. O programa, beneficia famílias inscritas no CadÚnico com crianças na idade de 0 a 3 anos e de 3 a 6 anos com deficiência. Ele tem como finalidade, dentre outras, o fortalecimento dos vínculos familiares. O PIPAS conta com uma equipe formada por 13 visitadoras, uma coordenadora  e uma supervisora.

A secretária municipal de Assistência Social, Rosanna Borges, lembrou que o programa “nasceu” em 2019 durante uma visita do prefeito Douglas Willkys a Brasília quando o Município fez a adesão ao programa. “Encaramos o desafio de levar o programa em frente mesmo com a chegada da pandemia em 2020, época em que tivemos que fazer o treinamento das visitadoras de forma remota. Felizmente hoje temos a oportunidade de comemorar esses três anos de muito trabalho”, destacou a secretária.

Para ela a prevenção começa na primeira infância o que reforça a importância do trabalho desenvolvido na formação das crianças de modo que elas se tornem cidadãs e contribuam para uma sociedade mais justa. E o mais importante, segundo Rosanna Borges, é que o programa desenvolve atividades cognitivas e coordenação motora das crianças no próprio ambiente familiar, além de reforçar os vínculos nesses núcleos familiares. Nesses três anos de atividades foram realizadas mais de 44 mil visitas às famílias que participam do programa.

Jenyffer Lara, 19 anos, é uma das mães visitadas pelas visitadoras do PIPAS. Ela faz parte do programa há um ano, período em que notou mudança positivas no desenvolvimento do filho e da sua própria família. Adneia Maria da Silva é avó e também participa do programa há dois anos. “No dia a dia tenho percebido melhorias na evolução das crianças. O apoio que recebemos e o trabalho que é desenvolvido é muito bom, principalmente para os meninos”, contou.

Para o prefeito Douglas Willkys os três anos do PIPAS é muito positivo pelos resultados que as famílias estão colhendo e pela diferença que ele está fazendo na vida dessas pessoas. Implantada na atual gestão do município, a intenção é ampliar no futuro o número de famílias beneficiadas pelo programa.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *