quarta-feira, novembro 6, 2024
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Prefeitura de Ipatinga inscreve 5 projetos no XI Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal

IPATINGA – O “Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal”, já em sua 11ª versão, tem a finalidade de incentivar os integrantes das prefeituras dos municípios mineiros a contribuírem para a modernização da gestão e a melhoria da qualidade dos serviços públicos.

Reconhecer por meio do “Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal” significa destacar, entre as prefeituras participantes de um ciclo de premiação, aquelas que evidenciam melhoria gerencial rumo à inovação, à redução de custos, à qualidade dos serviços e à satisfação do cidadão, visando valorizar esses projetos e ideias.

O prefeito Gustavo Nunes destaca a importância da participação dos municípios, uma vez que os projetos vencedores se tornam referência em gestão eficaz. “Trabalhamos sempre buscando a melhoria na qualidade dos atendimentos à população de Ipatinga, e uma gestão eficaz dos recursos é o que difere nossa gestão”, pontuou.

Os vencedores serão anunciados durante o 38º Congresso Mineiro de Municípios, programado para os dias 9 e 10 de maio de 2023, no Expominas, em Belo Horizonte, com o tema “Governança, Sustentabilidade e Inovação na Gestão Pública”.

Confira os cinco projetos de Ipatinga que estão competindo às premiações:

Educação Empreendedora nas Escolas Municipais de Ipatinga

Os temas Empreendedorismo e Educação Financeira nas escolas despertam o potencial do aluno para desenvolver atitudes e mentalidade empreendedora na comunidade em que está inserido. A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, sancionou a Lei nº 4.312, de 26 de janeiro de 2022, com foco na promoção da Cultura Empreendedora. A partir dessa lei, passou a tratar o Empreendedorismo e a Educação Financeira no Ensino Fundamental como temas transversais das turmas em horário parcial e tendo, nos currículos das turmas em tempo integral, o componente curricular e a Oficina do Empreendedorismo.

Programa Fila Zero Ipatinga  

O Programa Fila Zero tem como objetivo eliminar e manter zeradas as diversas filas de espera para exames, procedimentos médicos e consultas médicas e multidisciplinares. O programa é cumprido em etapas, cada uma com sua especialidade, nas quais é atacado setorialmente o grande volume de demandas.

O Programa Fila Zero foi aberto na segunda quinzena de outubro de 2021, sendo organizado inicialmente para uma demanda reprimida de 49 mil exames de ultrassonografia. Até o dia 30 de junho de 2022, a fila para este exame foi reduzida em aproximadamente 95% da demanda inicial, demonstrando a eficiência e eficácia do Programa. No entanto, foi observado um absenteísmo de aproximadamente 2.380 pessoas, o que corresponde a 5,17% dos exames realizados.

Modernização do Sistema de Controle Interno

A modernização do Sistema de Controle Interno do município de Ipatinga foi idealizada para atualizar e evoluir a Controladoria Municipal, fazendo-a se adequar às modernas diretrizes do Compliance Público como um órgão de controle robusto, com foco e viés orientador/pedagógico para a gestão, auxiliar na identificação de riscos para a administração e na construção de controles setoriais, assessorando a tomada de decisões acertadas política e legalmente, mas também de cunho responsabilizado, no âmbito patrimonial e disciplinar, quando necessário.

Pré-cadastro on-line para esterilização de cães e gatos

A Prefeitura de Ipatinga adquiriu um Castramóvel e, para dinamizar o cadastramento dos animais, desenvolveu uma metodologia de pré-cadastros que se mostrou promissora ferramenta de gestão e planejamento do programa local de controle populacional de cães e gatos.

Somente no período de 15 de dezembro de 2022 a 10 de fevereiro de 2023 foram captadas 1.372 inscrições de pré-cadastro.

Colegiado Técnico de Gestão da Secretaria Municipal de Saúde

Diversos foram os resultados alcançados com a organização e estruturação das informações. Todos os gestores do Colegiado são trabalhadores “da ponta”, estando eles, desta forma, ligados com as demandas que precisam ser sanadas, com respostas exequíveis e práticas, no tempo correto de cada equipamento/ departamento.

O modelo de gestão baseado em decisões colegiadas, por grupo de profissionais com capacidade técnica e que respondam pelo planejamento e gestão do departamento que representam, trouxe uma harmonização das informações que, além de serem muito bem embasadas e exequíveis, são entendidas e aceitas pelos atores que as executam, na “ponta” da assistência, diretamente relacionados com sua qualidade.

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