domingo, abril 28, 2024
DestaquesPolícia

Ponte Queimada é incendiada nesta segunda-feira. Ação pode ter ligação com a burocracia da reforma

Fotos e Vídeos – Marcelo Braga/JBN

PINGO D’ÁGUA – Um incêndio criminoso consumiu uma grande parte dos escombros da ponte queimada nesta segunda-feira (20), travessia do Rio Doce entre os municípios de Marliéria e Pingo D’água, no Estado de Minas. A Defesa Civil de Pingo D’água mobilizou equipes da empresa CENIBRA que levou para o local um caminhão pipa. A equipe conteve as chamas e evitou que o equipamento virasse cinzas.

O incêndio desta segunda-feira (20) na ponte queimada escreve uma nova história. Há quase 200 anos a mesma ponte foi incendiada e até hoje ninguém sabe ao certo o nome do criminoso. Na ocasião, os soldados acusavam os índios, que acusavam os soldados. Hoje, a mão do homem branco quase destruiu o restante do que lá ainda existe.

REFORMA e ENTRAVES 

É fato que este incêndio criminoso vem para chamar a atenção das autoridades para a necessidade da reforma da ponte queimada. Os entraves burocráticos dentro do IEF e SEMAD denunciados pela comissão pró-reforma estão impedindo a melhoria, que também se transformam em estopim indicando riscos para o Parque Estadual do Rio Doce. Ou seja, a mesma mão do homem branco que colocou fogo nos escombros da ponte, poderá também incendiar a mata do parque por simples vingança.

Ao completar um ano da última investida da comissão pró-reforma da Ponte Queimada, uma das lideranças envolvidas no processo da reforma afirmou ao JBN que os entraves burocráticos dentro do IEF e Semad estão impedindo que a obra seja de fato realizada. A investida no sentido de tirar a reforma do papel, ocorreu no início do ano passado em uma reunião da comissão em Belo Horizonte, onde foi prometido o projeto definitivo da obra pelo secretário estadual Igor Eto.

Conforme explicou ex-prefeito de Córrego Novo, Ailton Top Lage, após o encontro em Belo Horizonte, nada de concreto aconteceu. Segundo Ailton, na ocasião, o secretário estadual explicou para a comitiva de prefeitos, que o projeto para reforma da ponte demanda tempo e entraves burocráticos, mas, que o serviço está garantido com recursos da verba compensatória da Fundação Renova | tragédia de Mariana | que ora está liberada para ampliação e obras no Parque Estadual do Rio Doce.

“Os recursos da verba compensatória da Fundação Renova já estão sendo aplicados no Parque Estadual do Rio Doce, e até o momento o que se vê são pessoas ligadas ao Instituto Estadual de Florestas se posicionando contrárias à reforma da ponte. Nós não vamos desistir, pelo contrário, vamos insistir, porque a necessidade desta passagem é nossa”, destacou Ailton Top Lage.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *